terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Marcopolo: A maior fábrica de ônibus do País, completa 35 anos

No último dia 20 de fevereiro a fábrica de ônibus Marcopolo Ana Rech no bairro de mesmo nome em Caxias do Sul (RS) completou 35 anos de operações. Considerada a maior linha de produção de encarroçamento para chassis, a unidade responde sozinha por 30% da produção nacional.

Após investimento de R$ 120 milhões em 2012 para atualização, sobretudo para modernização dos equipamentos, a unidade possui capacidade para montar pouco mais de 30 veículos por dia. Desde sua fundação, em 1981, contabiliza a produção de 220 mil ônibus, entre micros, urbanos e rodoviários. Com área total de 471 mil metros quadrados e área construída de 88 mil m², Ana Rech também é a principal unidade da Marcopolo no mundo. Seu alto grau de customização permite à linha atender as mais diferentes demandas dos clientes, desde pinturas especiais até acabamentos internos diferenciados e personalizados, como customizar com camarim e estúdio ou aplicar pinturas de times esportivos, além de promover configurações específicas para diversos mercados , tais como ônibus fora-de-estrada que rodam na Amazônia, os de teto removível para os Emirados Árabes Unidos ou os movidos a hidrogênio utilizados em São Paulo. 

A unidade abriga também o centro de pesquisa e desenvolvimento da Marcopolo, com mais de 300 técnicos e engenheiros. Também em Ana Rech estão as áreas de PDI (inspeção antes da entrega ao cliente) e assistência técnica, além da fabricação de componentes e equipamentos para os veículos, como poltronas, painéis de acabamento, laterais e revestimentos internos, entre outros, sendo que as peças produzidas localmente abastecem as demais unidades da empresa no Brasil e no exterior. Cerca de 3,5 mil empregados atuam no complexo industrial. A unidade conta ainda com um centro de treinamento para capacitação dos empregados e de clientes, além de uma unidade da Escola de Formação Profissional Marcopolo, para aprendizagem de menores do bairro.

“Todo o processo e a gestão da operação de Ana Rech são bem complexos. E temos diariamente o desafio de fazer produtos cada vez mais avançados, customizados e com elevados padrões de exigência nos quesitos qualidade e eficiência”, comenta Lusuir Grochot, diretor de manufatura da Marcopolo. 

Dez anos após sua fundação, a fábrica chegou ao volume de 60 mil ônibus produzidos, o rodoviários Paradiso da então Geração 4 (atualmente está na Geração 7). Em 2001, Ana Rech foi considerada fábrica modelo, com equipamentos, pessoal especializado, processos industriais e desenvolvimento do produto. Em 2015, foi produzido o veículo de número 400 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados