sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Os lendários "School Bus of Sobral"

Por Fortalbus
A cidade de Sobral, situada na região Norte do Ceará, a 235 quilômetros de Fortaleza, é referência por apresentar crescimento e desenvolvimento no interior do Estado, constituindo-se num importante pólo da região por sua ampla e moderna estrutura em diversos setores. Além disso, a cidade também ficou conhecida por cultivar manias de estrangeirices em pleno sertão cearense.

Como não lembrar de Sobral quando há anos atrás era possível encontrar em pleno Ceará, aqueles tradicionais ônibus escolares americanos. Os "School Buses" amarelinhos desembarcaram por aqui no ano de 1998, quando a cidade era administrada por Cid Gomes, ex-governador do Ceará. Conta-se que durante sua gestão entre 1997 e 2004, foi que a cidade ganhou mais ares americanos, pois com a ajuda do seu irmão, Ciro Gomes, depois de frequentar um curso de inglês básico na Universidade de Harvard, convenceu uma fundação a doar cerca de trinta ônibus escolares usados para a prefeitura de Sobral. Por sua vez, o município precisou arcar somente com o frete dos veículos.

Antes, o transporte escolar era feito em veículos improvisados, a maioria fora dos padrões de segurança, e depois que a Prefeitura adquiriu uma frota de ônibus e micro-ônibus dos Estados Unidos, através de convênio com a Fundação americana CEPAI, houve uma sensível melhoria no transportes dos estudantes, oferecendo mais conforto e segurança.

Como todo bom cearense, não poderia faltar um pouco de humor, até mesmo na divulgação da compra dos ônibus. Há 15 anos, os jornais traziam o anuncio da Prefeitura de Sobral com o título “Para os Estados Unidos de Sobral”, que na oportunidade, incluía também ambulâncias e compactadores de lixo oriundos da América do Norte.

Apesar do bom estado de conservação dos veículos, um empecilho surgiu com o passar dos anos, pois não existiam peças específicas para aqueles tipos de ônibus fabricados do outro lado do continente. Dessa forma, muitos foram saindo de circulação, chegando a ser encostados e sucateados por não existir mecânicos especializados.

Anos mais tarde, inspirados na cor dos "School Buses", o Governo Federal lançou o Projeto Caminho da Escola, onde todos os veículos novos adquiridos para o transporte escolar dos municípios brasileiros passaram a ser padronizados na cor amarela. De grande importância para a educação, a renovação da frota deste segmento está diminuindo as dificuldades de acesso à escola principalmente nas regiões rurais e mais esquecidas do País, melhorando a qualidade de vida com um transporte mais digno, seguro e confortável.
Além dos ônibus americanos, Sobral instituiu aulas de inglês nas escolas públicas, instalou o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras e construiu um museu em memória da missão de cientistas ingleses que foram à Sobral em 1919, para tentar comprovar a teoria da relatividade. Lá, também surgiu uma versão rudimentar do jogo de beisebol, o parque da cidade foi apelidado de "Central Park" e o “Kentucky Derby”,  uma das mais tradicionais competições de turfe dos Estados Unidos, inspirou a criação do Derby Club Sobralense. Atualmente, Sobral possui até metrô, que até poderia se chamar "Subway", entrando no clima dessa peculiar globalização.

Um comentário:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados