terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Transporte coletivo é prioridade no Binário da Parangaba

Envolvendo a Avenida Germano Franck, a Rua Barão de Canindé e outras vias naquele entorno, o Binário da Parangaba será contemplado com implantação de faixa exclusiva de ônibus ligando o Terminal da Parangaba ao Montese, proporcionando viagens de ônibus mais rápidas e confortáveis para cerca de 190 mil pessoas diariamente. A Rua Barão de Canindé terá sentido norte-sul (Montese/Parangaba), entre a Rua Barão de Sobral até a Rua Germano Franck. Já a Avenida Germano Franck terá o sentido sul-norte (Parangaba/Montese). O projeto prevê ainda a extensão da Rua Barão de Canindé, que, após requalificação viária, fará a ligação com a Av. Germano Franck, tornado-se mais uma opção para quem trafega com destino aos bairros Parangaba e Maraponga.

O projeto prevê também o prolongamento da Rua Barão de Canindé, por meio da abertura de um novo trecho que será interligado à Avenida Germano Franck, além da duplicação de cerca de 0,5 Km da Avenida Germano Franck, entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne.

O fluxo de veículos naquela região e no entorno do Terminal Parangaba será otimizado, além de haver uma melhoria da segurança no trânsito, reduzindo conflitos em pontos críticos. O sistema vai promover uma ligação do Centro da cidade aos bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba. Além de alargamento, o projeto do Binário da Parangaba prevê a requalificação da iluminação, novos pontos de paradas de ônibus, serviços de sinalização horizontal e vertical, além de um reordenamento de estacionamentos em vias secundárias do entorno.

Após a obra, cuja previsão de conclusão é de cinco meses, a Avenida Germano Franck passará a contar com ciclofaixa bidirecional e três faixas para tráfego por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus. Em todo o trecho alargado da Avenida Germano Franck, os ciclistas serão contemplados com ciclofaixa e ciclovia. Com o projeto, a ciclovia da Avenida Godofredo Maciel será conectada ao binário cicloviário do Montese, promovendo um grande eixo de infraestrutura cicloviária. Com isso, Fortaleza terá mais conexões da malha cicloviária e de faixas exclusivas. No total, a cidade ganhará mais 2,3 km de infraestruturas cicloviárias e novos 1,6 km de faixas exclusivas para ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados