terça-feira, 29 de março de 2016

A implantação da nova era do transporte coletivo no Cariri

Numa conversa com o prefeito Raimundo Macedo o diretor da Via Metro, André Eskinazi, informou que está tudo pronto para o início das atividades da empresa no transporte coletivo de Juazeiro do Norte a partir desta quinta-feira, dia 31 de março. Ele garantiu que a palavra de ordem é fazer os usuários chegarem ao seu destino no mais curto espaço de tempo e sem muita espera nos pontos de ônibus a partir da implantação de um sistema de transporte urbano moderno entre às cinco da madrugada e 22h30min.

Os serviços vão começar pela linha que liga os bairros Antonio Vieira/Aeroporto e viceversa numa primeira fase que vai permitir a direção da Via Metro monitorar em tempo real, através de GPS, e fazer avaliações objetivando atender a população da melhor maneira possível. Segundo André, a previsão inicial é de 15 linhas a partir das que já eram operadas no sistema anterior e a criação de novos percursos dependendo das necessidades e entendendo que não adianta apenas repetir um modelo que não vinha dando certo.

De acordo com a análise do diretor da empresa, esbarrava no desejo da população de se locomover e, agora, todos os juazeirenses e visitantes terão acesso às linhas. Raimundão gostou do que ouviu, principalmente a informação de que os veículos poderão ser monitorados por meio de um aplicativo da empresa e o passageiro saberá, em tempo real, onde está o ônibus que vai utilizar. Daí, até ficará mais tempo em casa se constituindo numa questão de segurança e comodidade.

Sobre o cartão eletrônico, André Eskinazi adiantou que pode ser usado o atual do transporte intermunicipal. Disse mais que a Prefeitura de Juazeiro está finalizando a arte do bilhete único municipal o qual vai permitir ao usuário a possibilidade de trocar de ônibus sem pagar nova passagem desde que no intervalo de uma hora. A medida vai representar economia no bolso dos que se deslocarem para resolver algo que seja muito rápido e possam voltar no tempo que o bilhete ainda estiver ativo.

Crato também deve ter novo transporte público
Está sendo estudado o projeto para implantação de uma nova frota para o transporte público do município do Crato. Há exemplo do que ocorreu recentemente em Juazeiro do Norte, o Crato deve promover uma licitação para que seja escolhida uma, ou mais, empresas para explorar as linhas de transporte coletivo do município.

O projeto ainda está na fase de desenvolvimento e de acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Wladimir Carvalho Ibiapina, isso depende do Plano Municipal de Transporte Público e Mobilidade Urbana (PMU).

Segundo o secretário Wladimir, o processo para a implantação dos projetos ainda devem passar por licitações e tramites burocrático. Até que sejam postos em pratica os usuários do transporte publico deve aguardar ainda 14 meses. 
Com informações: Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados