sábado, 26 de março de 2016

Grandes marcas: O início dos ônibus Volvo no Brasil

Por Fortalbus
Não era comum fabricar ônibus no Brasil entre os anos de 1950 e 1980, geralmente eram encaroçadas em chassis de caminhão com feixes de molas adaptados, as péssimas condições das estradas até mesmo nas cidades e os altos preços fizeram com que poucos fossem fabricados. 

A marca sueca Volvo foi fundada em 1927, quando a esposa de um dos fundadores o Sr. Assar Gabrielsson veio a óbito após um acidente com um avião, juntou-se ao SR. Gustav Larson e com o apoio da SKF (Fábrica suíça de rolamentos), decidiram se unir para criar o automóvel mais seguro de sempre. No ano seguinte foi lançado o primeiro caminhão da Volvo, o Série 1. Mesmo sem sucesso quanto segurança no inicio, ela passou a apostar no marketing para combater a reputação da empresa, sempre investindo em inovações em nome da segurança, como o cinto de três pontas e o vidro laminado no para-brisa. Com o passar dos anos a Volvo passou a ser conhecida por fabricar veículos mais seguros.

Em 1934, a Volvo chegou ao Brasil e no ano seguinte trouxe algumas unidades do chassi para ônibus B1, que era equipado com motor dianteiro de ciclo Hesselman, de 4,1 litros, com esse produto era permitido construir carrocerias com motor localizado no interior do chassi, proporcionando assim um maior conforto ao seu passageiro, encaroçado pela Grassi as primeiras unidades rodaram na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo com este avanço, havia grande quantidade de caminhões que eram transformados em ônibus. 

Na década de 1940, o modelo conhecido como Roundnose, foi o primeiro da marca Volvo a usar um motor a diesel. Na época, o Rio de Janeiro também serviu como base para a Volvo, onde os veículos chegavam desmontados e eram utilizados pela fábrica de carrocerias Carbrasa. Porém em meados da década de 50, a Volvo se retirou do país devido às instabilidades da política e da economia vividas no país naquele momento.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados