sexta-feira, 4 de março de 2016

O inicio do serviço executivo Top Bus pela Expresso Guanabara

Por Fortalbus
Vamos falar um pouco sobre um dos serviços que foi iniciado pela Guanabara em 1994, o Top Bus, um serviço executivo de transporte urbano de passageiros em Fortaleza, uma estratégia que teve um importante papel na divulgação da empresa e na consolidação da sua imagem. 

Segundo o diretor da Guanabara, Paulo Porto, a oportunidade de operar o serviço executivo urbano serviu, também, para apresentar a empresa ao mercado local e se comunicar diretamente com a sociedade fortalezense, já que a Guanabara ainda era uma empresa muito nova e pouco conhecida na capital cearense até então. 

Em 10 de setembro de 1994, a Guanabara inaugurou simbolicamente o serviço de transporte executivo em Fortaleza com 14 ônibus em três linhas: Iguatemi – Centro, Aldeota – Centro I e Aldeota – Centro II. Dois dias depois, a prestação do serviço começou oficialmente em ônibus novos, com capacidade para 46 passageiros sentados, com ar condicionado, poltronas largas e reclináveis e suspensão a ar. Paulo Porto lembra que um intenso trabalho de capacitação foi feito com os motoristas pela Guanabara. Eles receberam treinamento específico, inclusive com aulas de inglês instrumental para o atendimento aos turistas. 

Mais de uma década já se passaram desde a extinção do serviço executivo urbano pela Guanabara e muito fortalezense ainda chama os microônibus de Top Bus. O êxito é fruto de um trabalho de comunicação muito bem executado pela primeira agência de propaganda contratada pela Guanabara, a extinta Mark Propaganda. 

O projeto foi conduzido pelo então sócio-diretor da agência, Nazareno Albuquerque, que teve a ideia de nomear o serviço de Top Bus. “Todo o desenvolvimento da comunicação partiu do princípio de que era um serviço diferenciado, com um alto valor agregado e com vários diferenciais competitivos. Daí as palavras top que em inglês significa o máximo em qualidade e bus que significa ônibus. Ou seja, o melhor serviço de ônibus que Fortaleza já teve”, explica Albuquerque. 

Segundo o publicitário, o Top Bus primava pelo conforto e pontualidade e, por isso, era um serviço inovador. “As pessoas não sabiam o que era o Top Bus, então a Guanabara realizou uma campanha forte, com anúncios em rádio, jornais e outdoor. Foi um trabalho desafiador, mas que teve excelentes resultados e se transformou num case de sucesso de serviços de transporte na cidade”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados