domingo, 6 de março de 2016

Tecnologias contribuem para o conforto de passageiros de ônibus

A WABCO, líder de mercado em ABS e sistema de eletrônico de estabilidade (ESC), oferece ao mercado o inovador Door Control + Kneeling, solução que permite ao ônibus executar a função de “kneeling”, quando o veículo abaixa para facilitar o acesso dos passageiros, tornando o embarque e o desembarque mais simples e rápido. O sistema propicia maior estabilidade ao veículo, o que também se reflete no conforto. Introduzindo suspensão pneumática com controle eletrônico, o veículo pode receber a novidade.

“Ao modernizar a frota de ônibus urbanos convém ter em vista a necessidade de oferecer mais conforto, comodidade e qualidade, tanto aos passageiros quanto aos motoristas”, diz Alexandre Esgolmin, diretor de marketing da WABCO América do Sul. “Além disso, reduzir o tempo de parada do veículo em pontos de ônibus se traduz em eficiência operacional para a empresa concessionária de transporte público”. O Door Control + Kneeling é destaque entre os produtos da WABCO para a modernização de frotas de ônibus urbanos.

O sistema que permite o rebaixamento e a elevação do corpo do veículo, facilitando a entrada e saída de passageiros, tem as funções integradas ao fechamento das portas. Ao ajustar a altura do piso do veículo na via em relação à calçada, torna mais fácil para os passageiros entrar ou sair do coletivo; a qualidade do serviço prestado pela empresa de transporte melhora. “Ajoelhar-se” é uma função especial para um ônibus. 

Com o Door Control + Kneeling, a função de rebaixamento é possível sem que o veículo precise prolongar o tempo gasto em pontos de ônibus. O processo de rebaixamento só pode acontecer quando o veículo se desloca a uma velocidade inferior a cinco quilômetros por hora. O motorista não pode voltar a conduzir enquanto o piso do veículo estiver rebaixado. Por questões de segurança, o processo de rebaixamento é controlado automaticamente por um dispositivo e recomenda-se que pelo menos 80% da altura esteja alterada quando as portas estiverem completamente abertas. Também, o processo de elevação não pode começar quando a porta está completamente aberta.

A tecnologia que permite a aplicação do Door Control + Kneeling no veículo é o sistema de suspensão pneumática controlado eletronicamente, que além dar muito mais conforto para motoristas e passageiros, também contribui para a redução de peso do veículo – o ônibus mais leve propicia a economia de combustível para o frotista. Com o sistema de suspensão pneumática controlado eletronicamente é possível adicionar muitas outras funções, além da de “kneeling”.

Sistema de suspensão pneumática controlado eletronicamente
O sistema de suspensão pneumática controlado eletronicamente (Electronically Controlled Air Supension – ECAS) regula automaticamente a tração e, por ser modular, pode ser aplicado em diferentes modelos de veículos, além de permitir a integração a um grande número de funções. O sistema melhora a dirigibilidade por nivelar o veículo sempre que há necessidade, sem a interferência de uma ação do condutor, fazendo automaticamente o controle do ar da suspensão durante uma curva ou a passagem por um buraco. Em pistas escorregadias, é ativada a função de tração para balizar e aliviar a carga do eixo para que o veículo não derrape.

O ECAS em ônibus possibilita adicionar inúmeras funções que trazem maior conforto para os passageiros, aumentam a eficácia do motorista e podem reduzir o consumo de combustível.

Entre as vantagens do ECAS, da WABCO, estão: altura constante do veículo, independentemente do peso da carga; redução do peso do veículo; veículo mais leve proporciona redução no consumo de combustível; poupa 25% de ar comprimido se comparado a sistemas de suspensão a ar convencionais; alta flexibilidade para aplicação de diferentes tipos de controles de rebaixamento do veículo; além de, proteção do veículo em superfícies irregulares ou danificadas, devido a sensores que detectam problemas na pista, regulam o ar comprimido da suspensão e sinalizam controles para os devidos ajustes da pressão dos pneus.

Embora o ECAS ofereça uma ampla gama de funções, nem todas elas precisam ser implementadas em um determinado modelo de veículo. O fabricante é responsável pela configuração do sistema e por definir todos os parâmetros.

No mercado, ainda existe a ideia de que suspensões metálicas são mais fáceis e baratas de serem reparadas, mas isto é questionável.

Hoje, menos de 10% da produção de ônibus conta com suspensões pneumáticas, mas também há um crescimento significativo desta tecnologia. Em muitos países, a suspensão a ar em ônibus quase tem substituído completamente a suspensão mecânica.

Os modelos mais atuais de ônibus contam com quatro diferentes controles eletrônicos instalados de forma integrada e com programações flexíveis para receber diversas funções que podem ser adicionadas. Sensores, atuadores e interruptores são distribuídos por todo o veículo, interligados por uma série de cabos conectados aos dispositivos.

Nos últimos anos, melhorias foram incorporadas aos ônibus, como suspensão pneumática e câmbio automático. Para os passageiros, o conforto veio em forma sistemas de travamento das portas, que só permitem a circulação dos ônibus quando fechadas, e de piso baixo, que não eliminou os incômodos degraus próximos às portas ou em outros pontos do veículo. O crescente uso de sistemas eletrônicos facilita o trabalho do condutor e traz comodidade e conforto a passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados