sexta-feira, 29 de abril de 2016

35 anos de operações da Maraponga Transportes

Por Fortalbus
Destacando-se no transporte coletivo urbano de Fortaleza, a Maraponga Transportes está completando 35 anos de operações, investindo na qualidade dos seus serviços. Para isto, alem da renovação anual de sua frota, a empresa investe também na qualidade de vida dos seus colaboradores. Desde o começo de suas atividades no ano de 1981, a empresa demonstra uma administração moderna voltada no compromisso do bom transporte e da qualidade de vida de seus colaboradores. 

Fundada em 1981, a Maraponga mantém um elo com o Conjunto Prefeito José Walter, localizado ao sul da capital cearense, servindo a população daquele bairro desde o início de suas operações. Fundada por iniciativa dos empresários Francisco Hudson Tinoco e José Rubênio Mesquita de Albuquerque, diretores da Transportadora Redenção S/A, o grupo expandia suas atividades para o transporte coletivo de Fortaleza, que até então atuava apenas no transporte de carga interestadual baseado no Pará e Maranhão, sem nenhuma ligação com o grupo de mesmo nome sediado em Fortaleza, que atuava no transporte rodoviário de passageiros.

A Empresa iniciou suas atividades com vinte ônibus do modelo Mercedes-Benz O364, todos zero km, equipados com direção hidráulica e rádio FM. No dia 1º de maio, quinze ônibus começaram a tarefa de transportar passageiros na linha que ligava os bairros de José Walter e Maraponga ao centro da cidade, via Detran, ofertando de um bom transporte aquela populosa zona da cidade. 

A população pôde conferir de perto os modernos veículos que os serviriam. Os 15 ônibus da linha José Walter substituíram os 12 da Empresa Nossa Senhora de Fátima, que explorava a linha do bairro. Quando iniciou suas atividades em 1981, a Maraponga tinha como razão social “Transportadora Redenção Ltda”, o nome oficial passa a ser Maraponga Transportes somente a partir de 1983.

Na década de 90, a Empresa consolidou-se como uma das frotas com menor idade media entre as operadoras de transporte coletivo da cidade. É criado o setor de fretamento de veículos, que passa a ser denominado Maratur (Maraponga Turismo). Na era do Sistema Integrado, a Maraponga cresceu e expandiu suas linhas, passando a operar em vários bairros da cidade, sem deixar as linhas que atendem os populosos bairros do José Walter e Maraponga.

Em 2000, a Maraponga adquire as linhas da Empresa Nossa Senhora Aparecida (17), passando a atuar em linhas como Itaoca, Couto Fernandes e Avenida dos Expedicionários. Em 2003, a Maratur (38) passa a atuar nas linhas do sistema integrado, apenas uma divisão simbólica para atuar em linhas urbanas concedidas também a Maraponga (26).

Em 2012, a Maraponga Transportes saiu vencedora da licitação de transporte coletivo de Fortaleza, fazendo parte do Consórcio Parangaba. Em 2015, a empresa modernizou sua marca diante das novas aquisições. Hoje, a empresa opera com mais de 115 ônibus distribuídos por toda a cidade, sem deixar o foco operacional de suas origens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados