domingo, 3 de abril de 2016

Algumas mudanças nas linhas do transporte complementar em Fortaleza

A famosa rota da topique 55, criada há 18 anos, será retomada na próxima segunda-feira (4). A antiga linha, agora 755, deve operar com 15 carros e terá o mesmo itinerário de quando foi desativada, saindo do Conjunto Alvorada e indo até o ponto final no Pici.

A rota, que durou 18 anos, será retomada com a operação de 15 carros, com o mesmo trajeto antigo. Com extensão de 34,8 quilômetros, a 55 percorrerá oito bairros de Fortaleza: Conjunto Alvorada, Seis Bocas, Edson Queiroz, Água Fria, Dionísio Torres, Bairro de Fátima, Benfica, São Gerardo e Presidente Kennedy. Sua parada inicial ficará no Bairro Conjunto Alvorada e ponto final no North Shopping da Avenida Bezerra de Menezes.

Conhecida pelos universitários, a linha transportava 11 mil pessoas por dia e permitia o acesso às principais universidades de Fortaleza. O trajeto acadêmico iniciava na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Bairro Edson Queiroz, e seguia até a Universidade Federal do Ceará (UFC) no Pici, passando pelo Instituto de Tecnologia (Ifce) no bairro Benfica.

O retorno da 755 é uma solicitação da Cooperativa dos Transportes Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cootraps) e concedida pela Prefeitura de Fortaleza.

Segundo o diretor financeiro da Cooperativa dos Transportes Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cootraps), Emerson Bezerra, a intenção é voltar às atividades com um serviço de qualidade. “Estamos muito felizes em poder retomar as atividades da 55, uma das principais do nosso sistema e que transportava, diariamente, de 9 mil a 11 mil passageiros. Vamos voltar com uma frota de veículos melhores, tudo para oferecer à população um serviço de qualidade”, explicou.

Em 2015, com mudanças na linha definidas pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), muitos passageiros deixaram de utilizar a linha e optaram por outras rotas. Com isso, houve uma queda significativa de passageiros, e que causou o fim da linha. 

Outras novidades, que também acontecem a partir desta segunda-feira (4), serão na linha 703, que voltará ao itinerário antigo, saindo da Paupina, em Messejana, e seguindo até o ponto final no Pici. Além disso, a linha 725, que parte do Parque Santa Maria e segue até o Centro, terá uma modificação em seu percurso. Os veículos não vão mais entrar pela Rua Princesa Isabel, irão até a Avenida Tristão Gonçalves, seguindo pela Avenida Duque de Caxias, sentido Liceu do Ceará até Messejana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados