terça-feira, 19 de abril de 2016

Prefeitura lança campanha para sensibilizar usuários dos terminais sobre respeito a filas e assentos preferenciais

Sensibilizar os usuários de ônibus a fim de respeitar as filas e assentos preferenciais para idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida junto aos usuários do transporte público nos terminais. Esse é o objetivo da campanha “Ônibus, lugar de Cidadania e Gentileza”, promovida pela Prefeitura de Fortaleza, nos dias 19 e 20 de abril (terça e quarta), entre 6h e 9h, nos terminais Papicu e Messejana. 

A ação de sensibilização acontece nas filas, por meio de dinâmicas e esquetes teatrais, com uma abordagem direta junto aos usuários, de forma lúdica, incentivando a gentileza em ceder o lugar nos ônibus e respeitar as filas exclusivas e prioritárias. O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, bem como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), nº 13.146/2015, determinam a prioridade aos idosos e às pessoas com deficiência, seja quanto à reserva dos assentos bem como “a prioridade e a segurança do idoso nos procedimentos de embarque e desembarque nos veículos do sistema de transporte coletivo”. Já a ABNT NBR 14022/2011 determina a reserva de 10% dos assentos para os passageiros prioritários que utilizam o transporte público. 

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a conscientização da população sobre o respeito aos idosos e às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados