domingo, 10 de abril de 2016

Viação Aracati: O ônibus concebido por um empresário cearense

Por Fortalbus
Em 1994, era apresentado o primeiro ônibus rodoviário concebido por um empresário cearense, o Viaggio GV1000 sobre chassi dianteiro Ford. Antônio José Barcelos Barbosa, da Viação Aracati, foi o idealizador da carroceria, que reunia as vantagens de economia do motor dianteiro com baixos índices de ruído interno. A carroceria foi desenvolvida pela Marcopolo, sendo montada sobre o chassi Ford B1618, resultado de uma pesquisa realizada junto aos frotistas de ônibus de todo o País.
Lançado em 1993, o chassi Ford B1618 equipava inicialmente carrocerias urbanas, tinha motor MWM 6-10 de 6,5 litros com 184 Cv de potência e 6 cilindros em linha.

O ônibus executivo da Aracati contava com 2 televisores, videocassete, frigobar, porta de acesso exclusiva para o motorista, revestimento em tecido, carpetes sintéticos e toalete químico. Orgulhoso com a conclusão do projeto, o empresário Barcelos não resistiu a tentação de trazer pessoalmente o ônibus do Rio Grande do Sul para o Ceará, testando o desempenho de sua carroceria.

O modelo seria apresentado em nível nacional apenas em outubro, no salão da indústria realizado em São Paulo, mas no Ceará, foi apresentado primeiro aos empresários do setor de transporte coletivo. O Coquetel de lançamento foi realizado no distribuidor Ford Comercial J. Macedo, que apoiou a iniciativa do Empresário.

Fundada ainda na década de 1960, a Viação Aracati operou em linhas rodoviárias como Fortaleza x Aracati, Fortaleza x Itaiçaba e Fortaleza x Majorlândia. Em 1995 teve suas linhas intermunicipais transferidas para a Expresso Guanabara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados