sexta-feira, 13 de maio de 2016

A primeira grande renovação com Monobloco O-364 em Fortaleza

Por Fortalbus
Lançado pela Mercedes-Benz do Brasil em 1978, a linha Monobloco O-364 foi sucesso instantâneo entre os frotistas de ônibus, pois trazia inovações no desenho da carroceria com destaque para as janelas panorâmicas, além do motor mais potente.

A versão urbana disponibilizava duas opções de motores, o OM-352 de 130cv e o OM-355/5 de 170cv, a utilização de chapas zincadas protegia a carroceria contra a oxidação.

Na época de seu lançamento, foi construída a fábrica da Mercedes-Benz em Campinas/SP, considerada a maior fábrica de ônibus completo do mundo ocidental. Lá passou a ser fabricado o O364 nas versões urbano e rodoviário.

Em Fortaleza, o modelo logo emplacou nos primeiros anos de fabricação, alcançando em janeiro de 1980 o total de 160 unidades entregues às empresas de operação urbana. Com isto, a renovação da frota alcançava a casa dos 20%, o maior já visto até então na capital, reduzindo a idade média da frota para apenas 5 anos.

O financiamento dos veículos na época, foi um esforço conjunto do Sindicato dos empresários de Fortaleza, Prefeitura e Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU). A aquisição significou um investimento de 200 milhões de cruzeiros.

Os veículos representavam o que havia de mais moderno em transporte coletivo urbano na cidade, atendendo as necessidades do povo de Fortaleza, pois se tratava de um veículo mais confortável que os convencionais.
Frota de Monobloco O364 da Autoviária São Vicente de Paulo em 1979 Acervo: Cepimar
Em 1980, os 160 novos ônibus desfilaram pelas ruas de Fortaleza onde foram apresentados à população. Para o ato de lançamento dos carros, estiveram presentes, na qualidade de convidados especiais do presidente do Sindicato dos empresários, Sr. Raimundo Feitosa, os senhores Rezieli Ravanelli, presidente do sindicato do Rio, Carlos Alberto Gueiros, do sindicato de Pernambuco e Mario Martins, do sindicato de Belém do Pará.

Quando teve sua produção descontinuada em meados de 1986, Fortaleza já tinha adquirido centenas de unidades do modelo. Ainda em meados da década de 1980, foi lançado o O-365, que não apresentava variações significativas na carroceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados