quinta-feira, 26 de maio de 2016

Destino de viagem: Orós-CE

Por Fortalbus
Localizada a 410 Km de Fortaleza e banhada pelo Açude que leva seu nome, Orós é uma cidade tranquila, de povo bastante hospitaleiro e trabalhador, fundada no final dos anos 50, passou por uma grande tragédia em seu inicio, durante a construção da parede do açude as fortes chuvas vieram a destruí-la, fazendo com que toda a água represada descesse o vale do Jaguaribe abaixo. Em pouco mais de 80 dias, o então Presidente da República Juscelino Kubitschek reconstruiu o açude e o inaugurou, açude que abastece todo o perímetro irrigado do Icó, através de um canal adutor de 12 km de extensão.

Para visitar a cidade de ônibus, a Expresso Guanabara tem um horário diário, saindo da Rodoviária Engenheiro João Thomé em Fortaleza às 13:30, que chega a cidade por volta de 19:30. O ônibus citado tem no destino “Fortaleza – Iguatú via Orós”. Este atendimento “via Orós” se deu graças à recuperação da CE 153, mais conhecida como Estrada do Padre Cícero. No percurso entre Fortaleza e Orós, o ônibus passa pelas cidades de Quixadá, Banabuiú e Solonópole.

A cidade oferece duas opções de Pousada, a Pousada Orós, localizada bem no Centro da cidade, próximo à parada de ônibus e a Pousada Encontro das águas, localizada em uma das ilhas do Açude. Para chegar nas ilhas, é necessário embarcar em um dos barcos que ficam a beira do açude e fazem este transporte, o valor para a travessia é de R$ 2,00.

Além do açude, podemos encontrar na cidade como opção de banho a Correntezinha, o tuninho e a Válvula, um lugar extraordinário e de grande beleza. Para visita, existe a estátua do Juscelino, bem ao lado da parede do Sangradouro, o Porto dos peixes e a Balsa do Totó, que oferece passeios de lancha e barcos além de um delicioso almoço.

Para retornar a Fortaleza, a Expresso Guanabara tem um horário diário, que vem do Iguatú e atende a cidade às 07:00, aos domingos o horário é 15:15 passando por Orós. A chegada em Fortaleza é por volta de 12:30 de segunda à sábado e 20:15 aos domingos. Além desta opção, podemos seguir de transporte alternativo até a cidade de Icó, distante 30 km de Orós e de lá para Fortaleza as opções são maiores, graças aos ônibus que vem de Juazeiro do Norte, Penaforte ou Iguatú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados