segunda-feira, 30 de maio de 2016

O Comil Versatile "micrão" da Expresso Rio Jaguaribe

Por Fortalbus
Antes do surgimento das carrocerias do tipo Midi, era comum que algumas empresas encomendassem veículos com chassis em dimensões personalizadas, uns maiores e outros bem menores que o padrão. No caso dos chassis curtos, estes ônibus ficaram conhecidos como “micrões”, e, aqui no Ceará, uma das pioneiras na aquisição desta categoria no segmento rodoviário foi a Expresso Rio Jaguaribe.

Durante a década de 1990, algumas empresas no Ceará tiveram experiências com micro-ônibus, época em que este tipo de veículo se tornava comum nas frotas, pois representava baixo custo operacional em determinadas operações. Diferente do micro-ônibus que tinham chassis projetados para carrocerias específicas, os micrões eram montados sobre chassis de ônibus convencionais, porém, no comprimento próximo de um micro.

As duas unidades, prefixos 520 e 540, chegaram no ano de 1997 à Rio Jaguaribe, ambos modelo Versatile montados sobre chassi Volkswagen 16.180 CO. Apesar do tamanho, transportavam 28 passageiros, sendo equipados com ar condicionado, sanitário, vídeo e geladeira. Outra característica dos micrões da Rio Jaguaribe eram suas janelas coladas, ainda não muito comum entre as empresas cearenses na época.

Entre as vantagens comparando a um micro-ônibus, sua carroceria com largura de 2,50m permitia poltronas mais confortáveis, além do desempenho na dirigibilidade do veículo, pois seu motor concebido para tracionar ônibus com cerca de 12 metros, apresentava melhor desempenho numa carroceria com peso menor.

A Rio Jaguaribe surgiu no final da década de 1970, a partir de linhas transferidas da Expresso Vale do Jaguaribe. Seus veículos operaram no intermunicipal do Ceará até 2005, quando concedeu as linhas Fortaleza x Limoeiro do Norte e Fortaleza x Divisa CE-RN para a Rápido Limoeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados