terça-feira, 14 de junho de 2016

5,6% dos fortalezenses usam topiques e micro-ônibus

O transporte complementar (topiques e micro-ônibus) em Fortaleza conta com 24 linhas. Em 2014, a Prefeitura anunciou o redesenho da rede de transporte público complementar. A proposta era que as topiques deixassem de circular nos principais corredores de Fortaleza e atuassem prioritariamente nas vias secundárias, fortalecendo a integração possibilitada pelo Bilhete Único. Além de novas linhas de ônibus terem sido criadas, foi reduzido o efetivo das topiques e modificadas as rotas.

Uma dessas linhas de grande apelo, principalmente entre os estudantes, é a 755. A topique permite acesso entre as principais universidades. A rota voltou a funcionar, com 15 carros. Segundo a pesquisa, 5,6% dos fortalezenses utilizam transporte complementar.

Outra linha de grande acesso e longo percurso é a 03. A van voltou a fazer o antigo itinerário, do Campus do Pici até o Conjunto Paupina, na grande Messejana. A publicitária Joyce Lourenço, 25, afirma que utiliza a linha por comodidade. Ela mora em Messejana e vai ao trabalho, no bairro Edson Queiroz. “É o único transporte que passa bem próximo à minha casa. É ótimo. Se eu tiver de pegar ônibus, eu ando muito e ainda tenho de ir até o terminal”, conta.

Joyce reclama que a topique tem muito mais frequência pela manhã do que pela noite, quando a espera na parada se torna perigosa. “Seria maravilhoso se tivesse mais vans à noite também”.
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados