quinta-feira, 2 de junho de 2016

96 novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi

A Prefeitura de Fortaleza entregou, um novo lote de 96 ônibus com ar-condicionado e os primeiros veículos equipados com tecnologia Wi-fi. Com os novos ônibus, Fortaleza passa a contar com uma frota de 345 veículos com ar-condicionado, com meta de chegar a 400 até o final do ano. Já a implantação Wi-For, programa de implantação de internet wi-fi nos ônibus, começa hoje em duas linhas (026 - Antônio Bezerra/Messejana e 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana) e será expandido a cada mês para outras 15 linhas até outubro deste ano, alcançando 200 ônibus.

“Desde o início da gestão nós assumimos o compromisso de, progressivamente, substituir a frota de ônibus por veículos com ar-condicionado. Com 400 ônibus no final do ano, teremos 25% de toda a frota com ar-condicionado. Já começamos também, simbolicamente, a garantia de internet gratuita nos ônibus. Tudo isso são melhorias para aumentar a atratividade para o uso do transporte coletivo, que vem ganhando novos adeptos na cidade graças aos investimentos em modernidade, inovação, conforto e comodidade”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio. Segundo ele, a perspectiva é de que, até 2020, todos os ônibus da cidade sejam equipados com ar-condicionado e antes disso com wi-fi gratuito.

O Prefeito explicou que a escolha das linhas dos ônibus com ar-condicionado e o wi-fi está priorizando os grandes corredores de transporte, as chamadas vias troncais. “Hoje, ao final do ano, praticamente todo usuário de ônibus pegará pelo menos um veículo com ar-condicionado no seu trajeto de ida e vinda de casa. Essa mesma lógica servirá para o wi-fi, que atenderá prioritariamente as linhas mais demandas da cidade, iniciando com uma linha que liga um extremo a outro de Fortaleza. Isso tudo sem nenhum impacto na tarifa dos usuários”, disse. Ele destacou também ações de priorização do transporte público como o Bilhete Único (com 1,2 milhão de usuários, 140 mil novos), implantação dos Corredores Exclusivos e Faixas Exclusivas de Ônibus (chegando a 130 km) e reformas no Terminais de Integração.

A internet será gratuita para os usuários, com capacidade e velocidade de acesso que foram dimensionadas a partir de uma estimativa de quantidade de passageiros. O acesso é bloqueado para conteúdo impróprio. Os terminais do Papicu, Lagoa, Siqueira, Conjunto Ceará, Antônio Bezerra e as estações do Corredor Expresso Fortaleza na Avenida Bezerra de Menezes também já contam com internet disponível aos usuários.

O presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Rennys Frota, ressaltou a importância das novas medidas para o transporte público. “Esses ônibus partem da estratégia da Prefeitura de oferecer um serviço de transporte com mais qualidade à população. Desde o início da gestão há um esforço nesse sentido. A cidade, que não contava com nenhum ônibus com ar-condicionado, hoje já tem 345 e com a novidade de trazer wi-fi embarcado nos veículos”, disse.

De acordo com Dimas Barreira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a ideia é requalificar o setor. “Nós queremos dar condição para as pessoas deixarem o transporte individual, que é caro e nocivo para toda a cidade, e possam migrar para o transporte coletivo. É um dia a se comemorar, com muitas melhorias se materializando no setor do transporte coletivo”, declarou.

Com relação ao ar-condicionado, 17% da frota de 2.027 ônibus da cidade já é refrigerada. Este foi um atributo solicitado por 43% dos usuários entrevistados em pesquisa de satisfação realizada em 2013. Desde dezembro de 2014, a renovação da frota de ônibus é realizada pelas empresas já contemplando veículos equipados com ar-condicionado.

Para Edilson Júnior, motorista de ônibus há oito anos, os novos serviços trazem mais conforto para os cidadãos. “Essa mudança só traz melhorias para todos, seja motorista, cobrador ou passageiro. Traz muitos benefícios para o conforto e segurança das viagens, todo mundo sente a diferença. Ficamos mais tranquilos, mais bem acomodados”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados