quinta-feira, 30 de junho de 2016

Expresso Timbira e seu Comil Galleggiante Volvo B12

Por Fortalbus
Após o sucesso dos ônibus com motorização entre-eixos, a Volvo inovou mais uma vez em 1994 quando trouxe o seu primeiro chassi com motor traseiro para o Brasil, o B12. O modelo chegava ao mercado brasileiro com muitas inovações tecnológicas, além do motor mais potente do mercado com 400cv.

A extinta Expresso Timbira, que cruzava os estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, trouxe o seu primeiro B12 em 1995, um Galleggiante 3.60 na versão 4x2 com o prefixo 240, sendo o primeiro da sua frota rodoviária. Até então, a Timbira já trabalhava com várias unidades Volvo em sua frota, inicialmente com os B58 na década de 1980 e depois com o consagrado B10M rodoviário.

Seu motor de 12 litros com 6 cilindros em linha gerava baixos níveis de emissões de gases para os padrões da época. Um dos seus diferenciais era a caixa de mudanças totalmente sincronizadas com 7 velocidades, onde o cambio estava acoplado ao assento do motorista, traduzindo num menor esforço e melhor dirigibilidade do condutor.

O B12 trazia também direção hidráulica integral, sendo seu volante ajustável em ângulo e altura com cinco posições. Mais tarde, em 1997, a Volvo lançou o ônibus B12B, uma versão especial para o modelo, que até então era importado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados