quinta-feira, 9 de junho de 2016

Fortaleza terá 40 topics novas com ar-condicionado e Wifi até o fim deste ano

Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 40 veículos novos com ar-condicionado e Wifi devem entrar na frota de topics até o fim deste ano. Usuários entrevistados apontam lotação, demora e falta de manutenção como os principais problemas do serviço. 

A vendedora Elaine do Nascimento conta que na véspera do Dia das Mães, saiu do trabalho e pegou a linha 012 por volta das 23h30min. Mas ficou na metade do caminho por conta de uma falha técnica no automóvel. “Eles (motorista e cobrador) disseram que foi um problema no freio. E como era muito difícil ter ônibus circulando naquela hora, fomos colocados em um Grande Circular lotado. Cheguei em casa quase 3 horas da manhã” relatou. Elaine mora em Messejana e trabalha em uma loja no bairro Água Fria.  

Essa situação também foi vivenciada pela operadora de caixa Thamara Freire. A jovem de 22 anos disse que é comum os veículos de transporte complementar dar o “prego” e que já foi vítima três vezes em uma semana com esse transtorno. “Alguns locais em que ela (a topic) dá o prego são perigosos. Aí a outra demora a vir e você é obrigado a gastar com outra passagem para chegar em casa’’, conta. Outro problema relatado por Thamara é a dificuldade do cumprimento de horário do serviço. “A gente fica meia hora esperando na parada”, relatou.

A reportagem apurou que, no dia 13 de maio, às 23 horas, na avenida Washington Soares, um veículo da linha 03 parou de funcionar por falta de combustível. O motorista e o cobrador do micro-ônibus não relataram o real problema aos passageiros, que tiveram que esperar a vinda de outra topic. 

O vice-presidente da Etufor, Antônio Ferreira, diz que os usuários devem relatar casos como estes à ouvidoria do órgão, pelo telefone 3452-9292. O passageiro deve informar o local, o horário e o número de identificação do veículo, que se encontra na parte externa. “Se for comprovado, o veículo poderá sofrer uma advertência, retenção de impedimento operacional ou notificação por descumprimento do contrato de permissão”, explica.

A reportagem tentou entrar em contato com a COOTRAPS, responsável pelos micro-ônibus das linhas complementares, para falar sobre a manutenção dos veículos. Mas as ligações não foram atendidas.

Condutores de dupla função
Alguns condutores de topics exercem o papel de mortorista e cobrador. Para alguns passageiros, essa dupla função prejudica a qualidade de serviço prestado pelos permissionários já que as linhas possuem um percurso extenso. “Eu vejo como um atraso, pois dependendo da parada, se caso ela tiver muito lotada, o motorista fica esperando todos subirem para seguir viagem. Na agilidade do transporte, atrapalha um pouco”, comenta a gerente comercial, Emanuelle Viana. Thamara concorda. Segundo ela, os motoristas de dupla função precisam de atenção redobrada, tornando mais longo o tempo de viagem.

Segundo Antônio Ferreira, não há nenhuma restrição que impeça a dupla função dos condutores das vans. Os veículos de micro-ônibus podem ser motorista e cobradores com tempo de viagem suficiente para que o condutor possa realizar a operação de embarque e desembarque com eficiência. “O motorista que for cobrador tem que trocar o dinheiro com o carro parado e com o freio de mão ligado. Caso a norma não seja obedecida, o condutor será punido”, explicou Antônio.
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados