quinta-feira, 7 de julho de 2016

25 anos de inauguração da garagem sede da CTC Fortaleza

Por Fortalbus
Há 25 anos atrás, a construção da garagem da CTC Fortaleza era finalizada, o prédio era localizada na Avenida Desembargador Gonzaga no bairro Cidade dos Funcionários era entregue, a garagem sede da Companhia de Transporte Coletivo (CTC) foi inaugurada em 1991. As instalações dispõem de uma área de 30 mil metros quadrados, dos quais 2.700 são de área construída. A garagem tinha uma capacidade para abrigar 250 veículos, possuía os setores administrativos, operacional, estoque, manutenção e gerência de sistema, além de uma filial da CTC que era responsável pelo gerenciamento do sistema de transporte coletivo de Fortaleza.

A CTC na época vivia um de seus melhores momentos, de status de empresa deficitária no final da década de 80, a CTC passou então a ser uma das melhores no setor, sendo premiada no ano de 1990 com o prêmio concedido pelo Instituto Miguel Calmon, que escolheu a empresa pública com o melhor desempenho no Norte e Nordeste. Em 1986 a estrutura da CTC não diferenciava muito de qualquer outra empresa pública: patrimônio sucateado, folha de pessoal desorganizada e sistema gerencial entravado. Nessa época, a CTC contava com uma frota de 31 ônibus, dos quais apenas 13 estavam em circulação.

Naquele momento, a frota da CTC era de 84 ônibus, operando em 14 linhas do sistema urbano de Fortaleza. O gerenciamento da Companhia era conduzido por apenas três diretores: Paulo Porto (Diretor administrativo-financeiro), Antônio Barroso Nogueira (Diretor operacional) e Antônio Magalhães Neto (Diretor presidente). A CTC ocupava a posição de 5ª maior frota do município e a 2ª maior empresa em faturamento.

Hoje toda essa imponência do nosso transporte coletivo ficou na lembranças, aliás inesquecíveis lembranças, as linhas que antes eram operadas pela CTC, estão nas mãos de outras empresas. Seus veículos hoje estão sucateados e os demais realizando o transporte escolar municipal, e sua garagem sede recentemente passou a abrigar a sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados