terça-feira, 30 de agosto de 2016

A trajetória do pioneiro e fundador da Empresa Iracema

Por Fortalbus
Iracema, foi a inspiração para o nome de uma pioneira no transporte coletivo de passageiros da cidade, a valente Empresa Iracema, que prestou serviços à população de Fortaleza durante 60 anos de existência, sendo considerada uma das mais antigas do Ceará .

O responsável pelo começo de tudo, José Setúbal Pessoa, de tradicional família de Pacatuba, decidiu lançar-se na aventura de trabalhar por conta própria no ano de 1934, adquirindo um pequeno Chevrolet, caminhão adaptado para ônibus, que ostentava em seu pára-choque dianteiro o nome de “Wanderley”. Cobria o itinerário do centro da cidade ao bairro Otávio Bonfim, na época residência de seus familiares.

Em 1936, após dois anos trabalhando sozinho numa época em que o transporte era feito de forma precária, José Pessoa, em associação com outros empresários, passou a rodar com o nome de Empresa Iracema, ligando o centro ao bairro que tem este mesmo nome. Foram adquiridos mais dois veículos, sendo um de marca Chevrolet “Cara branca” e um Diamond, emplacados com o números 1031 e 1032, realizando o percurso que tinha como ponto de partida o antigo Café Belas Artes.

No começo da década de 1940, a segunda guerra trouxe inúmeras dificuldades, fazendo com que os sócios Francisco e Ciro Mamede Vidal desistissem da jornada, ficando José Pessoa novamente sozinho lutando com a falta de peças, pneus e combustível, pois tudo era importado do exterior. A Iracema teve que adaptar seus veículos para o uso de gasogênio para tentar vencer a crise em 1942, sendo a primeira empresa a ter experiência de trafegar com gasogênio no motor.

Ao fim da guerra, foi implantada a indústria automobilística nacional, com isto, passou a utilizar veículos construídos com finalidade específica de transportar passageiros, procedentes das recém-criadas fábricas. A linha do Seminário, que havia sido desativada devido à guerra, volta a operar em 1945, tendo como ponto de partida a Praça Valdemar Falcão, ao lado do Palácio do Comércio.

Ao completar uma década de atividades, em 1946, servia os bairros da Praia de Iracema, Seminário, Mucuripe e Carlos de Vasconcelos, sempre com pontualidade dos ônibus que cumpriam à risca os horários de partida. O proprietário José Pessoa organizou uma grande festa em agosto daquele ano pela comemoração do 10º aniversário da Empresa Iracema.

Em 1948, José Setúbal Pessoa foi um dos fundadores da Associação das Empresas de ônibus em Fortaleza, registrando oficialmente o nome de fantasia da Empresa Iracema com a razão social de Organização José Setúbal Pessoa & Cia.

Em 1950, os jornais da cidade traziam o anuncio de venda da Empresa Iracema, José Setúbal declarava estar cansado dos mais de 15 anos de intensa dedicação à empresa, desejando assim, empregar sua atividade em outro ramo de negócio menos exaustivo. Uma das condições de pagamento era “50% a vista e o restante em 6 meses, desde que os títulos emitidos pelo comprador sejam negociáveis nos Bancos da cidade”.

José Setúbal Pessoa veio a falecer no ano de 1972, aos 62 anos de idade. O empresário foi vítima de um acidente automobilístico na cidade de Recife, quando resolveu voltar a nossa capital dirigindo um veículo Corcel que havia adquirido no Rio de Janeiro. Sua esposa, D. Maria Gisete Costa Pessoa, sobreviveu, que após a tragédia assumiu o comando da empresa, tendo inclusive participação ativa no sindicato patronal.

A Iracema seguiu evoluindo nos anos seguintes, chegando a ser registrada em 1978 como Organização José Setúbal Pessoa Ltda. No final daquela década, além da Praia de Iracema, sua linha pioneira, alcançava também outras linhas como Caça e Pesca e a Barra do Ceará, nos dois extremos da zona praiana de Fortaleza, servindo em toda a sua extensão.

No começo da década de 1980, já com sua inesquecível pintura verde em forma de asa, servia as linhas Dom Luiz, Varjota, Serviluz, Castelo Encantado e Meireles, além das linhas compartilhadas com outras empresas, Messejana/Cais do Porto, Barra do Ceará/Cais do Porto e Circular.

A Empresa Iracema encerrou suas atividades em 1996, com seis décadas de serviços prestados à população de Fortaleza. Suas linhas foram transferidas para as Empresas Auto Viação Fortaleza, Cialtra, Irmãos Bezerra e Maraponga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados