segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Ciferal Citmax em operação nas linhas de Fortaleza e Região Metropolitana

Por Fortalbus
Produzido entre os anos de 2003 e 2007, o ônibus de aplicação urbana Citmax foi o último modelo a trazer a denominação Ciferal, que mesmo após ser adquirida pelo Grupo Marcopolo, seu tradicional nome relacionado a fabricação de carrocerias, manteve-se no mercado com uma linha diferenciada de produtos voltada para o segmento urbano.

O Citmax surgiu com a proposta de ser um veículo leve e de baixo custo operacional para os frotistas, especialmente desenvolvido para o transporte coletivo urbano. Uma das principais vantagens do Citmax em relação aos modelos comercializados no mercado nacional era sua economia de combustível. Nos testes aerodinâmicos, o modelo comprovou seu menor custo operacional em aplicação urbana registrando consumo de combustível 24% menor que a média dos demais veículos similares para a época. 

No Ceará, o Citmax esteve presente em várias empresas de transporte coletivo urbano e metropolitano, confirmando assim o sucesso de uma carroceria projetada com o know-how Marcopolo. Hoje no sistema urbano e metropolitano de transportes algumas unidades estão presente em plena operação. Com veículos ilustrando as frotas das empresas Aliança, Penha e São Paulo.

No urbano, está em operação as últimas unidades do Ciferal Citmax em Fortaleza, que foram adquiridas em 2007, incrementando as frotas das empresas (13) Transpessoa e (21) Aliança Transportes, essa última neste mesmo ano, teve suas operações ampliadas consideravelmente. Os veículos eram com os seguintes prefixos 13702, 21721, 21722 e 21728. Montados sobre o chassi de motorização dianteira, Mercedes-Benz OF-1418, os veículos são garantia de economia e rentabilidade para a empresa, revelando-se um produto de bom desempenho no operacional das linhas de Fortaleza.

Na operação das linhas da região metropolitana, as unidades Citmax se concentra em Maranguape, através da Penha Afrolândia e Empresa São Paulo. Em 2003, a Penha Afrolândia adquiria seu Citmax com o prefixo 275, prefixo esse que sofreu alteração com a chegada da numeração adotada pelo Detran-CE. Na Penha, o Citmax exibe o chassi Mercedes-Benz OF-1721. Já o Citmax da Empresa São Paulo foi adquirido em 2005, com o prefixo 056, e com chassi Mercedes-Benz OF 1722. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados