terça-feira, 2 de agosto de 2016

Empresa Redenção chega aos 80 anos como exemplo de empresa inovadora

Por Fortalbus
A Empresa Redenção é uma das mais antigas empresas de transporte em atividade do Ceará, são exatos 80 anos dedicados ao passageiro. Pioneira no ramo de transportes intermunicipal, a Redenção é sem dúvida parte da história cearense, testemunha de quem participou da evolução dos transportes no estado. Atualmente conta com uma das frotas mais novas da cidade, todos os seus veículos são equipados com ar condicionado e vários itens de conforto, sendo aplicáveis também ao fretamento de curta ou longa distância. 

A Redenção, empresa genuinamente cearense, tem uma das histórias mais interessantes, foi a primeira a ter um ônibus rodoviário em nosso Estado, um Ford, motor 8 cilindros do ano de 1936, com capacidade para 42 passageiros, suspensão traseira e equipado com rádio, um veículo adiquirido para servir aos moradores da região de Acarape e Redenção que necessitavam se deslocar à Fortaleza. Trafegava apenas no verão e o próprio dono Sr. José Guilherme fazia os reparos na estrada, por falar em Sr. José Guilherme, o mesmo acumulava as funções de motorista e cobrador, também atuava como mecânico.

Em 1948, a Empresa obtém o prolongamento da linha Fortaleza/Redenção até Baturité e o irmão do fundador, Ludgero Guilherme da Costa, entra como aliado para explorar o novo trecho. Continuando sua trajetória de crescimento a Redenção recebeu concessões para atuar em novas linhas e posteriormente ganhou outras através de licitações (instituídas a partir da Constituição de 1988). Atualmente atende, com uma frota de luxo na área de fretamento para excursões, eventos e transporte de funcionários.

Além de pioneira, também inovou ao trazer ao Ceará no final da década de 90, dois veículos de dois andares, da marca Marcopolo, carroceria Paradiso 1800 DD, motor Mercedes-Benz O-400RSD, que trazia inúmeras novidades para a época como: Vídeo Cassete, Ar condicionado, telefone, circuito interno de câmeras, barzinho, salão de jogos e cafeteira. Eu tive o prazer de viajar em um dos veículos com destino a Jericoacoara.

Com a licitação, a Redenção deixou de operar no sistema de transporte regular de passageiros, onde atuava desde a década de 1930, passando então a concentrar-se no transporte de fretamento continuo e eventual no Estado do Ceará. 

Ao longo de 80 anos de existência, a Redenção escreveu uma importante página na história do transporte coletivo de passageiros no Ceará, desbravando o sertão cearense e colaborando com o desenvolvimento de muitos municípios, lembrada com muito carinho com aqueles que outrora cruzou as estradas cearenses a bordo de um Redenção, e que ainda hoje continua prestando bons serviços aos seus clientes.

Um comentário:

  1. Era uma empresa muito boa, que pena que deixou de operar.
    Parabéns a vcs do fortalbus, ótima matéria.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados