quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Um clássico Ciferal Jardineira da Empresa Vitória

Por Fortalbus
Na bela cidade de Aracati, localizada no litoral leste cearense, foi encontrado um raro exemplar de um dos clássicos modelos de ônibus fabricados pela carroçadora Ciferal. A Jardineira, um ônibus de janelas panorâmicas e charmosos assentos de madeira, foi um modelo de aplicação urbana turística desenvolvida na década de 1980 pela antiga Ciferal. 

Este ônibus que fez parte da história da empresa Vitória, ostentou o antigo prefixo 175, uma das duas únicas unidades que fez parte de sua frota na década de 1990. As duas unidades do modelo Jardineira foram adquiridas pela Empresa Vitória em 1993 para oferecer um serviço diferenciado de transporte para aqueles que desejavam ir da orla da capital até a Praia do Cumbuco. Na mesma época, a Empresa São Benedito também colocava em circulação outro veículo idêntico que tinha como destino o Porto das Dunas. Nas linhas urbanas de Fortaleza, o destaque era os Jardineiras da Empresa Iracema que operavam na linha Praia Circular via Beira Mar. 

Cada veículo transportava cerca de 30 passageiros sentados com visão panorâmica, e, seu itinerário, tinha como finalidade propiciar o atendimento aos hóspedes dos hotéis e pousadas situadas na Avenida Beira-Mar, Meireles, Praia de Iracema, Monsenhor Tabosa e pessoas residentes na área ou que estavam em alguns dos pontos.

Hoje, na cor predominante azul, o antigo 175 da Empresa Vitória mantém as características originais, tais como bancos, para-brisa inteiriço, vidros laterais, faróis e para-choques. No seu interior, próximo ao teto, ainda resiste um antigo adesivo da Campanha Acidente Zero, de 1998, quando ainda fazia parte da Empresa Vitória. Na plaqueta próxima ao emblema Ciferal, também está a sua antiga identificação na frota da Empresa Vitória. 

Um comentário:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados