quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Viagens de ônibus ao longo do tempo entre Fortaleza e Guaramiranga

Com sua localização geográfica privilegiada, na região serrana do estado, Guaramiranga é o local ideal para apreciar a natureza dentro de um ecossistema único, pois a cidade destaca-se pelo clima, pelas belas paisagens e pelos eventos que acolhe durante o ano todo. Situada a 110 Km da capital, Fortaleza, é conhecida por “suíça cearense” e “Cidade das Flores”, devido ao seu clima frio e vegetação remanescente de mata atlântica.

Os primeiros registros de transporte regular para Guaramiranga, datam do final da década de 1920, apesar da estrada de Baturité a Guaramiranga ter sido inaugurada em 1917.

Francisco Castelo Uchôa colocou seu caminhão misto para fazer a rota partindo todas as segundas e sextas-feiras, de Guaramiranga para Fortaleza às 7h30 e de Fortaleza para Guaramiranga às 14h.

A partir do começo da década de trinta, já como Empresa Uchôa-Mundinho, seu ponto de partida em Fortaleza passa a ser no Café Poty, na rua Barão do Rio Branco, centro da cidade. Entre 1933 e 1939, a Empresa Franklin também prestou serviços à Guaramiranga, transportando cargas além de passageiros.

Na década de quarenta a Empresa Uchoa adquire mais ônibus e cria uma nova linha saindo todas as segundas-feiras de Fortaleza via Ladeira Grande, passando por Palmácia e Pacoti. Na década de cinquenta passou a ter horários em todos os dias da semana.

Na começo da década de sessenta, Chico Uchôa deixa de fazer as rotas e é substituído pela Auto Viação Serrana, que dura pouco, sendo que em 1965 foi adquirida pela Auto Viação Pinheiro, de José Pinheiro Cavalcante, que amplia consideravelmente novas rotas como as de Mulungu e Aratuba.

Após mais de 40 anos de serviços e com o falecimento de seu proprietário José Pinheiro Cavalcante, a empresa passa para o domínio de seus filhos Francisca Pinheiro Cavalcante Lima e Nazareno Pinheiro de Freitas.

Atualmente a Fretcar tem a permissão das linhas que passam pela cidade, concedidas através da licitação do transporte intermunicipal em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados