sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Argentinos visitam projetos de integração ônibus e bicicletas em Fortaleza

Dois integrantes da Secretaria do Transporte da cidade autônoma de Buenos Aires, na Argentina, vieram a Fortaleza para observar o funcionamento de integração entre modais de transporte público. A existência de um mesmo cartão — o Bilhete Único — para utilizar os coletivos e os sistemas de compartilhamento de bicicletas foi o que atraiu os integrantes da pasta estrangeira, que pretendem implantar o modelo na cidade argentina. 

Economista e engenheiro civil, respectivamente, Martin Álvarez e Juan Barriola permanecem até hoje na Cidade. Acompanhamos numa experiência de integração. A demonstração iniciou na estação de ônibus Olavo Bilac, na Parquelândia, com o uso de um coletivo que levou os argentinos até o Terminal do Papicu. Após o trajeto, que durou cerca de 30 minutos, os visitantes testaram a integração do modal com as bicicletas. Um ônibus articulado da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) ficou disponível para a viagem.

“O que mais chamou a atenção nessa integração, além de oferecer uma melhor experiência para o passageiro dentro da Cidade, é a identificação do cartão com a biometria. É uma maneira de reduzir o tempo de viagem”, destacou Barriola.

Os argentinos descobriram as ações de locomoção da Capital pelo projeto Fortaleza Inteligente e Mobilidade Urbana, que ganhou o prêmio Gobernarte na categoria Ciudades y Big Data em dezembro de 2015. A premiação é concedida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados