quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Um passo no passado: Carro 623 da Expresso Guanabara

Por Fortalbus
A Guanabara nasceu com a convicção de que, para ser uma empresa competitiva, não bastaria oferecer o melhor serviço. Seria preciso também investir na construção de uma imagem para transmitir à sociedade os benefícios dos seus atributos como uma empresa capaz de se diferenciar das de mais. 

O visual de sua pintura foi uma reformulação da tradicional usada pelo Grupo desde a década de 1970, no qual manteve as mesmas características em forma de flechas nas cores vermelho e azul. A primeira logomarca foi criada em 1992 e tratava-se de um símbolo simples, com duas elipses, uma na cor azul e outra vermelha, que sugeria movimento com segurança, conforto e rapidez, em todas as direções. Em seus ônibus ostentava o logotipo que trazia ainda o nome da empresa estampado em azul com os nomes “Expresso Guanabara”.
Em 24 anos de existência, a frota da Expresso Guanabara presencia a terceira geração no ciclo de prefixos, ostentando as várias etapas em suas pinturas. Sempre usando números de ordem sequencial desde sua fundação, podemos assim, compará-los através dos anos. O veículo representado a seguir é o de prefixo 623, exibindo cada fase da empresa por meio de diferentes modelos e identidades visuais.

(1996) - Busscar El buss 340, com chassi Mercedes-Benz O-400 RSE
Há vinte anos, o 623 fazia parte do primeiro lote de renovação que trazia a nova identidade visual da empresa. A chegada desses veículos também marcaram o começo de uma fase em que a Guanabara realizava sua maior renovação com Busscar, entre 1996 e 1998. A configuração do veículo possuía 46 poltronas do serviço convencional.

(2006) - Busscar Jum Buss 360, com chassi Mercedes-Benz O-500RS
Há dez anos, foram adquiridos sete veículos para o serviço Leito, e destes, cinco unidades eram do modelo Jum Buss 360 e, o prefixo 623 era um deles. Com a denominação “Glamour” criada para identificar o serviço mais sofisticado em conforto, foram os únicos Busscar leito da Guanabara. A configuração do veículo possuía 26 poltronas com encosto de pernas e fileira individual.

(2016) - Marcopolo Paradiso G7 1200, com chassi Mercedes-Benz O-500RSD
Hoje, o prefixo 623 é um dos centenas de G7 existentes na frota, que agora, ostenta a nova identidade visual da empresa e considerado ônibus padrão da frota. O Genesis é equipado com 46 poltronas com encosto de pernas, traduzindo num ônibus ideal para viagens de médias e longas distâncias com tarifas acessíveis.

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber saber se a empresa Guanabara tem um canal proprio no You tube, se tiver disponibilize o link por favor. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/channel/UCv3yiz6LmhWz8veIyVB2fsw

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados