quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Viaje na história da Empresa Itapebussu

Por Fortalbus
Fundada na década de 1960, no distrito de Itapebussu em Maranguape, a Empresa Itapebussu começou com apenas um veículo misto, um mix de ônibus e caminhão muito utilizado na época para o transporte de passageiros e de cargas, sempre operando no trajeto entre Fortaleza e Itabebussu. No início a população dos distritos de Maranguape tinha o hábito de utilizar os veículos mistos, levando a cidade para um período de adaptação no seu transporte.

Com o passar dos anos, a Empresa Itapebussu continuou lutando com seus veículos guerreiros demonstrando robustez ao trafegarem pelas estradas dos pequenos distritos, localizados próximos à imponente serra de Maranguape. Uma luz recompensador apareceu com a autorização de exploração da linha Fortaleza x Tanques via Umarizeira, marcando uma presença mais forte na região.

As operações da Empresa Itapebussu, era uma das maiores em extensão da região metropolitana, com mais de 60 km em extensão, onde a empresa por um período privilegiou o atendimento com veículos rodoviários, munido de bagageiros, oferecendo um conforto digno aos passageiros que se deslocavam até Fortaleza para comprar mercadorias.

Visando dar mais agilidade, a Empresa Itapebussu passou a operar com veículos urbanos, já muito utilizados pelas empresas Penha Afrolândia e São Paulo, que dominavam a ligação da sede de Maranguape com a capital. Os veículos da Itapebussu mesmo tendo seu itinerário mais longo, logo de cara virou mais uma opção no trecho Fortaleza x Maranguape para os passageiros que buscavam uma viagem tranquila num ônibus vago e rápido, mesmo pagando um pouco há mais por isso.

A Itabebussu em sua trajetória utilizou vários tipos de ônibus e pinturas, mas nas últimas décadas adotou a cor amarela, visando a fácil diferenciação das demais empresas que atendiam a cidade de Maranguape. No final dos anos 90, a Empresa viu uma grande parcela dos seus passageiros migrarem para o transporte clandestino, no trecho entre a sede de Maranguape ao distrito.  

Em 2006, iniciou as profundas mudanças na configuração acionária da empresa, surgindo assim a Autoviária Maranguape, que até então seria responsável pela operação da linha Fortaleza/Tanques via Umarizeira. Em 2011, os usuários dos distritos de Maranguape e Região Metropolitana de Fortaleza se mostraram insatisfeitos pelos serviços prestados pela empresa, tornando publico a situação através de um abaixo assinado contra a viação. Um dos principais motivos das reclamações era o estado de conservação dos veículos.

No mesmo ano, a Empresa Itapebussu atravessava um mar de dívidas e acabou tendo que demitir seus trabalhadores sem pagar as verbas rescisórias, com isso a empresa de ônibus foi transferida de proprietário por decisão judicial. Esse fato foi definitivo para o encerramento da Empresa.

É sempre importante para nós que acompanhamos o transporte, destacar a trajetória da Empresa Itapebussu que contribuiu e muito com o desenvolvimento de Maranguape e região, assim como faz até hoje a Viação Penha e Empresa São Paulo. Para os mais saudosistas, vale a pena reviver as lembranças dos modelos de ônibus que marcaram a história, desbravando os mais longínquos, mas pacatos, distritos de Maranguape. 

A história de uma empresa de ônibus reflete também o esforço e a ousadia de seu pioneiro Raimundo Costa da Silva e família, que trabalharam juntos para a modernização do transporte de passageiros no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados