segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Marcopolo produz ônibus de dois andares com 15 metros

Finalmente, a legislação brasileira autorizou neste segundo semestre a fabricação de protótipos de chassis de 15 metros para ônibus rodoviários.  Até agora, esse tamanho de chassi para comercialização é permitido apenas para ônibus urbanos e os rodoviários podem ter até 14 metros.

A fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo confirmou que já começou a fabricação da primeira unidade protótipo do modelo Marcopolo 1800 DD – Double Decker, dois pisos.

“A proposta ainda está em fase de aprovação pelos órgãos regulamentadores, mas a expectativa é que em breve mais esta opção possa ser oferecida aos clientes”, explicou o diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, Paulo Corso.

A primeira unidade está em fase final de produção e tem como plataforma um chassi Scania. Segundo a Marcopolo, este um metro a mais no comprimento amplia a capacidade do ônibus de dois andares para 60 passageiros, além de oferecer maior espaço no salão inferior e no bagageiro.

“Com a nova configuração é possível oferecer uma fileira de poltronas a mais no salão superior e ampliar o espaço do salão inferior do 1800 DD, o que acaba se transformando em  benefícios e vantagens para o operador e também para o passageiro”.

O modelo da Marcopolo sobre chassi de 15 metros é configurado apenas na versão 8 X2, ou seja, de quatro eixos, sendo dois na frente e dois atrás.

“Internamente, o principal destaque é o maior espaço do salão e a elevação do padrão de conforto e de segurança. O veículo possui portas, mais largas, e escadas com desenho inédito para os degraus, que tornam a operação de entrada e saída mais confortável e agradável. A segurança também é garantida pelos corrimãos posicionados de forma mais acessível e iluminação em LEDs por meio de sensores de presença que acendem e apagam as luzes automaticamente. A iluminação do salão de passageiros é toda em LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de comodidade e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com saídas individuais para ar-condicionado, plug para fone de ouvidos e controle de volume do som. Os amplificadores de áudio são individuais e integrados ao porta-focos.

Para maior conforto, os modelos dispõem de novo monitor frontal em LED de 23 polegadas e monitores em LED de 15 polegadas, posicionados no teto ao longo de todo o salão para possibilitar a melhor visibilidade em qualquer poltrona. ” complementa a Marcopolo.

Com o maior do tamanho do ônibus, de acordo com a Marcopolo, foi possível ampliar o conforto, a segurança e a ergonomia para o motorista e o auxiliar.

Ainda na nota, a Marcopolo diz que “os postos do motorista e do auxiliar também foram projetados de forma a facilitar o acesso e melhorar a visibilidade externa. A poltrona do condutor auxiliar está posicionada mais para trás, o que ampliou para 400 mm a distância em relação ao painel.”

O painel possui itens como display da câmera de ré, câmeras internas e o sistema multiplex (funções conjugadas de todos os equipamentos do ônibus).

A encarroçadora de ônibus garante também que as saídas de ar do sistema de ventilação se tornaram mais eficientes e foi possível ampliar o porta-objetos atrás da poltrona. Iluminação individual para o motorista e para o motorista auxiliar com acionamento sensível ao toque são outros itens de série.

Como opcionais, o ônibus pode vir com sistema de Wi-Fi (internet sem fio), GPS, sistema audiovisual com aparelho DVD e rádio com MP3 e entrada USB. A Marcopolo ainda informou que o modelo segue o mesmo design da Geração 7. O valor básico do novo modelo, quando a comercialização for liberada, não foi divulgado.
Com informações: Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados