quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O legado da Empresa Nossa Senhora Aparecida

Por Fortalbus
Grandes empresas de ônibus já passaram pelo transporte coletivo urbano de Fortaleza, como não lembrar dessas empresas inesquecíveis para nós busólogos. Dentre as que já não operam mais, existiu uma pequena notável, que mesmo com poucos ônibus em sua frota, se destacou pelo cuidado impecável com seus passageiros, e pela dedicação do seu fundador José Gonçalves de Alencar, que sempre esteve a frente da empresa, tendo um contato direto com seus funcionários. 

Como sua residência era ao lado da garagem, localizado na avenida Cônego de Castro, era comum seus colaboradores participarem de reuniões na casa do proprietário, tamanha era sua simplicidade e uma união familiar que reinava nesta empresa.

Fundada em 1963, a Empresa Nossa Senhora Aparecida deixou saudade entre os moradores do tradicional bairro da Itaoca, que utilizavam diariamente os seus serviços.

Até hoje, existe um pouco desta empresa na maioria dos veículos que opera em Fortaleza, pois a Empresa N. S. Aparecida, em 1970, iniciou uma tendência de utilizar assentos em fibra de vidro. No começo, os passageiros logo sentiram a diferença em relação as poltronas comuns da época, que eram estofadas de couro. 

Nessa trajetória a empresa operou linhas duradouras que eram as marcas de sua atuação, como não lembrar das três linhas principais, Itaoca/Expedicionários, Itaoca/Jardim América e a Couto Fernandes. 

Com a implantação do Sistema Integrado de Fortaleza, a empresa também operou em algumas linhas compartilhadas com outras empresas, mas com poucos ônibus, sem deixar de lado as linhas de bairros que fizeram a história da empresa.

Em 2000, a empresa Nossa Senhora Aparecida (17), após 37 de operações, encera suas atividades, deixando um legado para os mais antigos que embarcaram nas cores e nos ônibus desta empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados