sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Viação Princesa: Qualidade no transporte rodoviário com zelo ambiental

A Viação Princesa, de Fortaleza, orgulha-se de manter a segunda frota mais nova do Ceara. São 52 ônibus com idade media de 3 anos, e que transportam cerca de 150.000 usuários por mês. Mas a companhia não se limita a transportar pessoas: ela está sempre preocupada em harmonizar o sucesso econômico com benefícios ambientais. 

Fundada em 1968, desde o primeiro momento a Princesa dedicou-se fielmente a missão adotada: transportar vidas encurtando distancias, com qualidade e segurança. A empresa continua levando muito a sério essa missão; por isso, investe permanentemente em segurança, principalmente no treinamento de seus colaboradores e na criteriosa manutenção da frota. Ao mesmo tempo, valoriza outros dois diferenciais importantes: o talento e comprometimento de sua equipe de 369 colaboradores diretos. Seus serviços estão disponíveis em 53 municípios cearenses, com destaque para as linhas executivas que mantem para Crateús, Tauá, São Benedito, Canindé e Ipueiras. 

A estrutura de atendimento aos usuários conta com 46 pontos de vendas de passagens, além do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Em Fortaleza, a companhia dispõe de completa infraestrutura para seu perfeito funcionamento, localizada em área de 22.580 metros quadrados. A equipe de manutenção da frota a integrada por 85 colaboradores. Na oficina, são seis valas de manutenção preventiva e corretiva, uma vala para alinhamento/ balanceamento de pneus e uma para lubrificação. A Princesa mantem a inda estrutura de pre-lavagem, maquina lavadora, lavanderia e, com duas valas, posto de abastecimento. 

Em praticamente todas as ações e esforços que desenvolve em suas operações, transparece a preocupação da busca pela qualidade. Um Programa 5S foi implantado em 2012 para conscientizar os colaboradores e promover a transformação na atitude das pessoas, de modo a tornar sempre melhor o ambiente de trabalho, com implicação direta na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e do meio ambiente. Foram implementados treinamentos de conscientização e a eficacia do programa passou a ser avaliada. 

Verificaram-se melhorias no ambiente organizacional, melhor higienização do ambiente, descarte ou direcionamento correto dos materiais desnecessários, ambiente de trabalho mail limpo e boa organização. 

O projeto Coleta do Bem, adotado no ano passado, é um exemplo significativo. De implementação bastante simples, esta voltada a equipe de lavadores e visa conscientizar as profissionais acerca da importância da coleta seletiva. A equipe da lavagem deve separar os resíduos recicláveis encontrados durante o processo de limpeza dos ônibus, além dos materiais sucateados decorrentes da operação da frota. Os resíduos são armazenados em local coberto e impermeável, a Unidade de Armazenamento Temporário. Garrafas vazias são destinadas a uma empresa de reciclagem credenciada pelos órgãos ambientais. 

A preocupação socioambiental da Princesa passa pelo empenho em substituir ônibus mais antigos por novos, dotados da tecnologia Proconve P7 (Euro 5). Alem disco, com politica permanente, toda a frota da companhia passa por aferições periódicas, com a utilização de opacímetro, para identificar os veículos cujos motores eventualmente apresentem padrões de emissões acima do previsto pela norma técnica do fabricante. Em caso de qualquer inconformidade, procede-se a imediata correção. 

A sensibilidade em relação as questões ambientais tem trazido importantes premiações. Em 2015, a empresa ganhou o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piaui e Maranhão, em parceria com o Sest/Senat. A Princesa também recebeu o Certificado de Qualidade Empresa 100%, destinado a empresa cuja frota foi totalmente aferida e aprovada pelo Programa Despoluir, e que não havia recebido multa de órgãos fiscalizadores ambientais, 

2 comentários:

  1. ola fortalbus no texto acima esta escrito que a princesa foi fundada em 1968? a mesma surgiu antes da licitação ou seja foi fundada em 2008 me corrija se estiver errado.

    ResponderExcluir
  2. É amigo, você tem razão.

    Mas a empresa conta sua história aliada com a Expresso Canindé.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados