sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Volvo lança maior ônibus do mundo, com 30 metros

Por Renato Lobo
A Volvo deve lançar em Novembro, seus novos modelos de ônibus articulados e biarticulados, sendo que este último será o maior coletivo do mundo, com 30 metros de comprimento, e capacidade para 300 passageiros.

Já o articulado terá 22 metros e capacidade para 210 passageiros, e 3 eixos, competindo com o concorrente “superarticulado”. A novidade é que este modelo oferece a opção de cinco portas aos operadores, possibilitando agilidade no embarque e desembarque, e evitando concentração de usuários em determinadas regiões do salão de passageiros.

“Este veículo vai oferecer mais eficiência aos sistemas organizados de transporte, garantindo mais qualidade aos passageiros e melhor custo benefício aos operadores”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.

Ao todo são quatro modelos: o Artic 150, com 18,6m de comprimento e capacidade para 150 passageiros; o Artic 180, com 21m e capacidade para 180 passageiros; o Super Artic 210, com 22m e capacidade para 210 passageiros; e o Gran Artic 300, com 30m e capacidade para 300 passageiros.

O novo biarticulado foi pensado para operação em corredores segregados, especialmente os Bus Rapid Transit. De acordo com o coordenador da engenharia de vendas da Volvo, Idam Stival, o modelo pode reduzir custos da operação.

“A maior capacidade de transporte dos novos articulados e biarticulados garantem o menor custo por passageiro transportado. O Gran Artic 300, por exemplo, transporta até 30 passageiros a mais que o nosso biarticulado de 28 metros. Ou seja, há um ganho de eficiência e ainda uma redução de frota e, consequentemente, dos custos operacionais”, explica Idam.

Um comentário:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados