terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Por onde anda: Cearense Transportes 43909, 43911, 43912 e 43040

Por Fortalbus
Elemento indispensável à prestação do serviço de transporte coletivo de uma cidade, é o incremento de veículos novos ou semi-novos nas frotas das empresas. Adquirir um ônibus seminovos acabou virando numa opção para muitas empresas de ônibus, visando sempre a diminuição da idade média da frota, apresentando como principal vantagem ter um modelo recente, com peças novas e diferenciais modernos a preços acessíveis.

Acreditando nesta filosofia, a Empresa Marcos da Silva foi um dos destinos para onze veículos que faziam parte da frota da Cearense Transportes. Nos últimos anos, quase todos os veículos da Empresa, foram vendidos após o encerramento de suas operações no transporte urbano de Fortaleza, após 11 anos de serviços prestados.

Agora os veículos Neobus Mega de prefixos 43909, 43911, 43912 e 43040, acabam de ilustrar a frota da empresa de ônibus Marcos da Silva, com sede em João Pessoa. A empresa é participante do consórcio Navegantes, e tem dado preferência pela renovação com coletivos oriundo das empresas cearenses. 

Esse é o segundo repasse desses veículos, pois os mesmos foram adquiridos novos pelas operadoras do Rio de Janeiro em 2009 e 2010, e chegou na capital cearense à partir de 2012, para dá suporte à frota da Cearense Transportes nas linhas Bairro/Centro como 387-Jardim Jatobá/Centro e 405-Parque Dois Irmãos/Expedicionários. Agora, os veículos foram negociados com a Marcos da Silva, empresa com trajetória no uso de ônibus usados.

Outro ponto em que os sistemas e os mercados convergem é justamente o perfil dos modelos de ônibus adotados, com motorização dianteira da Mercedes-Benz. Isso facilita o remanejamento entre as empresas e não significa, necessariamente, em decréscimo da qualidade da frota na capital paraibana, pois há que se destacar alguns aspectos em termos de conservação dos veículos pertencentes às empresas da capital cearense, mesmo que a origem de alguns, também sejam semi-novos.

O sistema de transporte urbano de João Pessoa é operado por seis empresas operadoras divididas em dois consórcios: a Unitrans e Nossa Senhora dos Navegantes. O consórcio Unitrans é composta pelas empresas Transnacional e Reunidas, já a Nossa Senhora dos Navegantes é formada pela Santa Maria, Marcos da Silva, São Jorge e Mandacaruense. Para manter este programa de renovação da frota, vem sendo prioridade da empresa Marcos da Silva, substituir os mais usados por veículos mais novos e conservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados