quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Um passo no passado: Viação Urbana 30620

Por Fortalbus
No ano em que completou 20 anos de atividades no Sistema Integrado de Transporte, a Via Urbana vem, ao longo de sua jovialidade, carregando consigo uma sólida história de conquistas e reconhecimento na prestação do serviço de transportar o fortalezense diariamente. E nessa essa trajetória de sucesso, selecionamos um veículo que fez parte desta história, que passou por vários layout de pintura padrão do sistema integrado de Fortaleza. O carro de prefixo 30620, já passou por vários modelos, iniciando pelo Busscar, passando pela Marcopolo, e hoje sendo ostentado num Caio.

Em 1996, ano que a Via Urbana iniciava as atividades, o prefixo 30620 foi um modelo Urbanuss Busscar encarroçado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1620, tinha as mesmas características que os veículos comuns da época, entretanto, apesar da terceira porta, seu embarque e desembarque nos terminais era realizado exclusivamente pela porta dianteira. Isso acontecia devido a porta central que fora equipada com um modelo de elevador elétrico-hidráulico que não permitia seu uso convencional devido a ausência de degraus.

Na frota urbana incorporada em 2006, a Viação Urbana contou com um acréscimo de 34 veículos dos modelos Senior Midi e Torino. O carro 30620 de 2006, tinha o chassi Mercedes-Benz OF-1418, encarroçado no Marcopolo Torino, modelo este que conquistou o frotista cearense. As características de conforto, segurança e robustez sempre foram marcas do seu sucesso. Com certeza, estes foram os atributos que permitiram conquistar os empresários do setor e alcançar este expressivo resultado.

20 anos depois, o prefixo 30620 foi renovado com o chassi Mercedes-Benz OF-1519, encarroçado no moderno modelo Caio Induscar Apache Vip IV, na configuração de duas portas e com ar condicionado. O veículo evoluiu tanto nesses anos, exibindo a modernidade em suas carrocerias como também nas potências dos motores Mercedes-Benz, hoje sendo um dos mais ecológicos da categoria, pois usa o diesel que reduz a emissão de fumaça branca e material particulado na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados