terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A última renovação de frota da Rota Expressa S/A

Por Fortalbus
Uma das empresas de ônibus urbanas que enceraram sua operações nessa década, e que deixou muitas saudades foi a Rota Expressa S/A. A Empresa ao longo de quinze anos de atividades, era conhecida pelo zelo de seus veículos e operação, sempre dando ênfase as linhas da grande Messejana. 

Originária de uma tradicional família com trajetória no ramo de transportes de passageiros do Ceará, a Rota Expressa S/A foi fundada em 1999, após uma cisão da gigante Autoviária São Vicente de Paulo, nesta ocasião a Empresa ficou com a garagem filial da Autoviária, além de 78 veículos operando as linhas terminal-bairro (Alimentadoras) do terminal Messejana. 

Em sua história a Empresa sofreu duas cisões, sendo uma em 2001 cedendo algumas de suas operações para a Rota Sol que em seguida virou a atual Vega S/A. A outra divisão do patrimônio ocorreu em 2003, nascendo a Terra Luz Transportes deixando a matriz operando com a frota reduzida e apenas cinco linhas. 

Em 2009, as Empresas Rota Expressa e Terra Luz revisaram suas operações, proporcionando um equilibrio operacional para cada uma. Em 2012, a empresa concoreu a licitação municipal do transporte coletivo de Fortaleza, através do recém criado consórcio Messejana, na qual a empresa saiu vitoriosa.

Um dos grandes destaques da Rota Expressa era a sua frota, com idade média inferior a quatro anos, repleta de recursos tecnológicos obrigatórios. Foi neste cenário que em 2013, a Empresa fez sua última renovação de novos ônibus, adquirindo oito unidades do Neobus Mega “2006” com chassi Mercedes-Benz OF-1519 BlueTec 5, sempre dando preferência a qualidade produto destinado à seus usuários. A trajetória de quinze anos da Rota Expressa foi encerrada no dia 01 de Outubro de 2014, deixando até hoje o seu legado no transporte coletivo de Fortaleza.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados