quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Década de 90: O sucesso dos chassis Scania para ônibus

Em 1977, foi lançado o B111 RS, o primeiro ônibus urbano articulado do Brasil. Seis anos mais tarde, foi lançada a Série 2 de chassis Scania. Inovação foi a marca desta geração: a primeira a ter o terceiro eixo original de fábrica (6×2), o primeiro ônibus urbano de dois andares do Brasil e o F, um chassi para qualquer tipo de terreno. 

1990. A Série 3 foi o lançamento brasileiro que marcou o ano de 1990. Era formada pelos chassis K e KT, S e SAL (articulado). Precedeu, em pouco tempo, o lançamento do chassi L113, próprio para os segmentos urbano e de fretamento. O motor era traseiro.

1995. Em 1995, apesar de a legislação brasileira ainda não admitir o tráfego de ônibus com configuração 8×2, a montadora lançou, em caráter demonstrativo, o chassi rodoviário K113, que permitia carrocerias com um ou com dois pisos. No ano seguinte, um decreto federal estabeleceu novas dimensões e pesos máximos para veículos comerciais, liberando a operação de 8×2.

1998. O conceito modular, incluindo a padronização dos componentes mecânicos, foi a principal característica dos chassis Scania da Série 4, lançados em 1998. Eram chassis ainda mais modernos, que naquele momento incorporavam toda a tecnologia dos produtos feitos pela montadora na Suécia. Os motores eletrônicos representaram um grande salto tecnológico, responsáveis pela sensível diminuição das emissões de poluentes.

1999. Foi apresentado pela montadora o primeiro ônibus urbano brasileiro dotado de piso baixo, destinado a facilitar o embarque e desembarque dos passageiros, especialmente os mais idosos. O modelo foi denominado L94 UB.

2001. Outro ônibus que se antecipou à legislação vigente foi lançado em 2001: o L94 IB 6×2*4, com 15 metros de comprimento e um inédito terceiro eixo direcional, com a finalidade de economizar pneus e facilitar as manobras em curvas e esquinas nas cidades. Por sua grande capacidade, foi apresentado como alternativa mais econômica tanto aos urbanos comuns como aos articulados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados