quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

As vendas do modelo Marcopolo New Torino em Fortaleza

Por Fortalbus
O Torino sempre foi o modelo de ônibus mais requisitado pelo frotista urbano de Fortaleza, tanto que a capital cearense se tornou um importante mercado para a Marcopolo. Desde o lançamento comercial da nova versão do Torino, ocorrida em 2014, várias operadores de transporte urbano de Fortaleza adquiriram cerca de 301 unidades.

A quantidade de veículos Torino comercializados para a cidade de Fortaleza foi considerado menor, mas temos que levar em consideração alguns pontos que afetaram o desempenho deste modelo, mesmo assim ele continua liderando as vendas no mercado local.

Um dos pontos negativos para a Marcopolo, foi a crise econômica na qual vem passando o país nos últimos anos e principalmente o setor de transportes, e o crescimento de outras encarroçadoras em Empresas de ônibus que tinham uma presença maior da Marcopolo sem suas renovações. Neste quesito Caio Induscar e Neobus conquistaram novos clientes em Fortaleza.


Por conta da data do seu lançamento, o modelo já ingressou ao sistema integrado de Fortaleza ostentando a nova pintura padrão definida para o transporte coletivo. O modelo New Torino se apresenta no mercado de Fortaleza com vários tipos de chassis da Mercedes-Benz, VolksBus e Volvo. Entre os 301 veículos já comercializados neste período, se destacam as configurações internas e externas, além de diversas inovações tecnológicas, variando entres as Empresas. 

Os modelos adquiridos a partir de Dezembro de 2014, já chegam de fábrica ofertando ar condicionado, atendendo a obrigatóriedade da Prefeitura Municipal. Os 301 veículos fazem parte da frota das empresas Auto Viação Fortaleza, Viação Siará Grande, Fretcar Transporte, Empresa Santa Maria, Aliança Transporte, Maraponga Transporte, Viação Urbana, Vega Transporte e Auto Viação Dragão do Mar.

Os ônibus Torino desenvolvidos para as empresas operadoras de Fortaleza têm configuração de duas, três e cinco portas, com capacidade para transportar entre 29 e 36 passageiros sentados, contando com poltronas City com apoio de cabeça, sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão e poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou deficientes, elevador automático e área reservada para cadeirantes.

O New Torino chegou ao mercado, inovando pelo seu design contemporâneo, com novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, e pela tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, com sistema multiplex redesenhado e painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas. Outros destaques do modelo é que o veículo foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos  operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador.

Panorama de vendas do Marcopolo New Torino entre 2014 e 2016 em Fortaleza

Auto Viação Fortaleza: 58 veículos
Viação Siará Grande: 15 veículos
Fretcar Transporte:  22 veículos
Empresa Santa Maria: 04 veículos
Aliança Transporte: 08 veículos
Maraponga Transporte: 29 veículos
Via Urbana: 67 veículos
Vega S/A: 35 veículos
Auto Viação Dragão do Mar: 63 veículos

Um comentário:

  1. Oie, sou de São Luis do Maranhão e aqui tem mt desse modelo de ônibus e inclusive são os mais bonitos q tem, agora uma dúvida, pq o letreiro dai é na parte de trás do ônibus e não na frente? Me refiro ao letreiro da lateral que fica depois da 3 porta??

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados