quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Ferramenta do Google te diz quando seu ônibus vai chegar; confira como usar em Fortaleza

Saber em tempo real a localização de um ônibus é uma facilidade que ajuda as pessoas no planejamento de seus trajetos. Muitas das principais cidades do mundo oferecem, além do horário programado do transporte público, a possibilidade de checar tudo em tempo real com as atualizações dinâmicas. Para englobar todos os serviços, de forma rápida, o Google criou o serviço Transit que permite que as pessoas tenham informações em tempo real dos horários de chegada e de partida dos ônibus municipais, além de encontrarem detalhes sobre linhas, rotas, quantidade de paradas e distâncias, dando mais conforto à população que utiliza o transporte público.

"É só imaginar, por exemplo, uma pessoa que está prestes a sair do trabalho, em um dia de muita chuva. Ela poderá conferir qual a previsão de chegada do ônibus e evitar o desconforto de se molhar demais enquanto espera no ponto. É possível até considerar outras opções de ônibus com base no tempo que cada um levará para chegar. Temos prazer em anunciar que seis cidades brasileiras já têm as atualizações dinâmicas: São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Londrina, Curitiba, Fortaleza e Belo Horizonte (as 5 últimas recém-lançadas), e pretendemos levar essa facilidade para outros municípios também", afirma comunicado no blog do Google.

Como faz?
Para ter acesso a essas informações, basta o usuário acessar o Google Maps, tanto no celular (já ativo na Capital cearense), como no desktop (em Fortaleza não está ainda ativo para computadores de mesa), e visualizar as rotas a partir das opções de transporte público. Ele pode clicar em um ponto de ônibus para ver as linhas disponíveis e, a partir disso, é só selecionar uma das linhas que aparecerão - a previsão de horário para aquele ponto aparecerá automaticamente.

"As atualizações dinâmicas são possíveis por conta das parcerias com empresas e órgãos responsáveis pelo transporte público de cada cidade, que nos fornecem os dados. E, claro, os veículos precisam ter GPS instalado para que as informações possam ser coletadas. Assim, conseguimos facilitar, cada vez mais, o dia a dia das pessoas — o tempo que você levaria esperando o ônibus é tempo a mais ganho para você usar como quiser!", finaliza texto no blog do Google.
Com informações: Diário do Nordeste/Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados