quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O sistema de transporte entre os Campus da Universidade Federal do Ceará

Por Fortalbus
Muitas pessoas tem observado em Fortaleza, um tipo de transporte diferenciado operado por ônibus e microônibus no entorno dos Bairros Benfica e Pici. Essa operação tem causado algumas dúvidas, por conta de ser muito aquém da realidade do transporte coletivo de Fortaleza, como ônibus pontuais, vagos e sempre transportando estudantes.

Tudo isso trata-se de um sistema de transporte gratuito implantado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), os chamados ônibus intercampus opera com linhas, itinerários e horários específicos para atender o translado dos estudantes entre os campus do Porangubuçu, Benfica, Pici e a Biblioteca Central.

Os ônibus fazem o transporte dos estudantes que precisarem se deslocar entre os Campus da Universidade Federal, porque as vezes um aluno assiste aula de uma disciplina em um Campus e precisa, em outro horário, assistir outra aula em outro Campus e esse transporte opera para ajuda-los neste percurso. 

O sistema funciona com horários definidos e distribuídos entre 8h às 22h, com saídas de 15 em 15 minutos, dependendo da linha e sempre atendendo a região entre os Campus Porangabuçu, Benfica e Pici. Segundo dados informados pela Universidade, cerca de 1.200 alunos usam este serviço por dia.

O interessante nesse sistema de transporte é a formação de cinco linhas com trajetos diferenciados:

01 - Circular Intercampi Pici/Benfica
02 - Circular Intercampi Pici/Labomar
03 - Circular Intercampi Labomar/CEAC
04 - Circular Intracampus
05 - Circular Intracampus - UFC Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados