sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O Volvo B10M entrando na frota da Expresso Timbira

Por Fortalbus 
Em 1991, a Expresso Timbira juntamente com a Apavel (Revendedora Volvo em Fortaleza), divulgavam a aquisição do confortável ônibus com chassi Volvo B10M. O Chassi Volvo B10M possui motor intercooler localizado entre-eixos, abaixo do salão de passageiros e suspensão é totalmente a ar. A compra na época foram de três veículos, mas a Expresso Timbira adquiriu outras unidades Volvo, inclusive com outros modelos de carrocerias. 

O chassi B10M, foi considerado um ícone da marca Volvo em chassis pesados e reconhecido como ônibus mundial da marca. O modelo teve bastante aceitação entre as empresas do setor rodoviário do Estado do Ceará, entre elas a Expresso Timbira, construído nas versões 4x2 e 6x2, era equipado com a caixa de transmissão ZF de 6 velocidades, suspensão pneumática em todos os eixos. 

Os veículos adquiridos na época foram destinados para as operações da Empresa nas linhas Fortaleza x Belém e Teresina x São Luís. A Expresso Timbira tinha uma forte atuação nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará. Toda essa trajetória no setor rodoviário se encerrou em 2001, quando a Empresa vendeu sua operações para a Expresso Guanabara e se dedicando totalmente ao transporte urbano de Fortaleza, através da Viação Santa Cecília.

Um comentário:

  1. Ñ era pra ter se extinguido essa empresa Timbira ;sei q muitas pessoas de hoje sente falta dela,diferentimente desta q atual hoje q faz o que quer!!!!

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados