quarta-feira, 8 de março de 2017

Fortaleza terá linhas de ônibus especiais para atender turistas

Por Fortalbus
A cidade de Fortaleza é um sucesso no setor turístico, mas esse potencial muitas vezes não é bem aproveitado. Uma das maiores reclamações de quem chega em Fortaleza, é a ausência de uma linha de ônibus ligando o Aeroporto Internacional com a Beira Mar, onde está concentrada o maior número de hotéis e pousadas da cidade. Com essa ausência, os turistas e viajantes acabam tendo de pagar mais caro por um táxi, ou serviço receptivo disponíveis pela rede hoteleira.

Hoje, os passageiros que desejam realizar o embarque e desembarque no Aeroporto Internacional é servido por poucas linhas de ônibus, todas operam fora do alcance dos turistas ou de quem não conhece a cidade. O Aeroporto é servido pelas linhas urbanas; (027) Siqueira/Papicu/Aeroporto, (066) Parangaba/Papicu/Aeroporto, (404) Aeroporto/Rodoviária/Centro via Benfica e a (064) Corujão/Aeroporto/Centro/Rodoviária durante as madrugadas. 

Vale a pena ressaltar que as linhas 027 e 066, só acessam a parada no subsolo do Aeroporto em sentido único, para ir no sentido Terminal Papicu, é necessário se deslocar a pé até a Av. Carlos Jereissati, dificultando a mobilidade para os turistas que chegam com muitas bagagens. 

Observando o passado, é possível verificar que algumas alternativas foram criadas para melhorar este acesso, mas todas sem continuidade. 

Em 1998, entrou em operação a linha Aeroporto-Beira Mar do Top Bus Guanabara, um tipo de serviço executivo com ônibus rodoviários de 46 poltronas, ofertando ar condicionado, banheiro e motoristas bi-lingue aos passageiros que desembarcavam na cidade. Seu itinerário partia do antigo Aeroporto no bairro Vila União, atendendo a Avenida Beira Mar em toda sua extensão, incluindo o Terminal Rodoviário Eng. João Thomé em seu roteiro. Mais tarde, com a inauguração do atual Aeroporto Internacional de Fortaleza, a linha foi estendida até o novo equipamento.

Outra tentativa ocorreu durante os jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizou uma linha especial saindo do Aeroporto para a Zona Hoteleira (Av. Beira Mar), com objetivo de atender apenas a demanda de turistas. A linha especial (950) Aeroporto/Zona Hoteleira foi criada e circulou 24h por dia, mas só operou durante o período dos jogos.

Uma das alternativas viável e cogitado por quem trabalha e conhece o transporte coletivo da capital, seria a ampliação da linha (404) Aeroporto/Rodoviária via Benfica até a Beira Mar. O percurso continuaria o mesmo, mas ao chegar no centro da cidade, seu itinerário seria ampliado pelo Centro Cultural Dragão do Mar, Praia de Iracema e seguindo na avenida Beira Mar até o mercado dos peixes. É evidente que essa mudança resultaria em algumas mudanças, como a oferta maior de veículos na linha, para atender a nova demanda.

Mas tudo indica que essa reclamação permanente está sendo solucionada pela Prefeitura de Fortaleza, ontem o secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira participou de uma reunião com Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, que trataram da implantação de uma nova linha de ônibus especial, que integra o Aeroporto Internacional Pinto Martins à Zona Hoteleira, na Beira Mar.

O objetivo do secretário municipal de Turismo é retornar e manter a linha permanente. “Será mais um serviço para o turista, oferecendo outra opção de deslocamento até seu hotel. Tivemos a experiência durante a Copa e agora pretendemos implantar de forma permanente”. 

Nesta ocasião foi apresentada também, a proposta de ônibus turísticos, com tour pelos principais cartões postais da cidade. “Com duração de 3 a 4 horas, os turistas poderão conhecer e descer nos pontos turísticos. Ainda estamos estudando o percurso e tempo de duração. Em abril nos reuniremos novamente para definirmos os pormenores do projeto”, destaca Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados