quarta-feira, 22 de março de 2017

O legado deixado pela Expresso Rio Jaguaribe

Por Fortalbus
Há 40 anos surgia a Expresso Rio Jaguaribe de Fortaleza/CE, era uma empresa rodoviária com operação intermunicipal na região do Jaguaribe. A Empresa fundada em 1977, nasceu de uma cisão familiar com a Expresso Vale do Jaguaribe, a história da Expresso Rio Jaguaribe se confunde com a garra e dedicação de sua proprietária, Maria Oliveira da Silveira.

A Expresso Rio Jaguaribe, apesar de pequena, era uma tradicional empresa com atuação nas cidades Ererê, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte e Pereiro, sempre ligando a região do Jaguaribe a capital cearense. Nas décadas de 80 e 90, a empresa cresceu timidamente, sempre mantendo seus horários e fazendo pequenas renovações da frota. 

Uma das renovações mais importantes ocorreu em 1999, quando a Expresso Rio Jaguaribe adquiria os veículos Comil Campione, aliando o baixo custo de manutenção do ônibus motor dianteiro e a carroceria alongada através do terceiro eixo. Esses ônibus atendia muito bem as operações da Expresso Rio Jaguaribe, e exibia em sua pintura a cor rosa, passando a imagem da força feminina no setor de transportes de passageiros.

Em 2005, a Expresso Rio Jaguaribe sofre uma grave cisão, tendo que conceder as linha Fortaleza x Limoeiro do Norte e Fortaleza x Divisa (CE-PI) via Quixeré para a Rápido Limoeiro, pegando uma parcela importante da operação da Rio Jaguaribe, fazendo com que as duas empresas disputassem pelo mesmo mercado.

A Rápido Limoeiro chegou com uma filosofia inovadora no quesito de conforto, pontualidade e segurança, rapidamente o passageiro percebeu a melhoria nos serviços e acabou migrando para a Rápido Limoeiro e deixando a Expresso Rio Jaguaribe de lado. 

Com uma operação limitada, a Expresso Rio Jaguaribe continuou atendendo suas linhas por mais dois anos, mas sem apresentar muita rentabilidade operacional. O caminho encontrado pela empresa foi repassar suas operações para a Empresa São Benedito, pois já havia a informação da licitação do transporte intermunicipal cearense.

Nas regras e divisões dos lotes apresentadas ao mercado, já indicavam que as empresas de ônibus teriam que fazer um alto investimento para arcar com as exigências do novo sistema de transporte estadual, com a ausência deses recursos para investir, muitas empresas ficaram pelo caminho.

Com o resultado da licitação em 2009, a Empresa São Benedito iniciou suas operações na Região Jaguaribana, na qual a empresa saiu vitoriosa na licitação referente ao lote 1, responsável pela operação nos municípios pólos de Aracati, Russas, Morada Nova e Limoeiro do Norte, regiões que antes era o berço da Expresso Rio Jaguaribe e Rápido Limoeiro.

Após 30 anos prestando serviços de transporte a população cearense, a Expresso Rio Jaguaribe deixou registado sua participação na evolução em muitos municípios da região, seu legado será sempre lembrado por aqueles mais nostálgicos que pesquisam o setor de transportes de passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados