terça-feira, 25 de abril de 2017

A estrada de sucesso percorrida pela Empresa Horizonte

Em 1956, Francisco Leite, paraibano de Catolé do Rocha, filho de família humilde, se lançou comprando caminhões para iniciar seu próprio negócio. Sua primeira empresa teve seu nome: Francisco Leite Sobrinho. Em 30 de março de 1959, vislumbrou uma nova oportunidade para iniciar uma empresa de ônibus para transporte de passageiros para interior do Estado do Ceará, então vendeu seus caminhões e mais uma vez se lançou comprando seus primeiros ônibus.

Em 1º de abril de 1959 realizou sua primeira viagem com destino a Itapipoca, numa época que não existia estrada, os veículos não eram novos, mas a garra e a determinação superavam todos os obstáculos. Começando assim uma história de luta, coragem, trabalho, amor e glória. O primeiro nome dado a este sonho de uma empresa em transporte de pessoas que se tornou realidade foi Viação Itapipoquense. Os primeiros ônibus foram: Réu 1952, Chevrolet 1954, Chevrolet 1957, o Mercedes Benz 1960.

Francisco Leite Sobrinho é considerado um dos pioneiros no transporte cearense. Sendo agraciado inúmeras vezes pelos serviços prestados ao setor de transporte, como o prêmio de “Pioneiro no Transporte Cearense” pelo SEST/SENAT.

Nesse início, ainda solteiro, queria alguém para dividir e compartilhar sua vida. Foi quando conheceu uma mulher de fibra que acreditou e comungou do mesmo desejo de edificar essa empresa, Coracy Pinto Leite.

Coracy não media esforços, vendia passagem na Praça da Estação e, juntamente, com seu esposo Chico leite, como gostava de ser chamado, esse jovem casal atravessaram as fronteiras do Estado, chegando ao Piauí e Maranhão, já com uma visão empreendedora.

Chico Leite queria mudar o nome da empresa, pois almejava adquirir outras linhas intermunicipais. Foi quando viu uma linda paisagem que lhe chamou atenção: tinha uma gaivota voando no horizonte e nesse momento teve a inspiração de mudar o nome de sua empresa de Viação Itapipoquense para Empresa Horizonte.

E de lá para cá esse nome começou a fazer historia no transporte cearense, se solidificar a cada novo dia, conquistar cada passageiro pelos serviços prestados e galgar rumo a um horizonte que Deus orientou e orienta a cada momento, a cada instante.

A Expansão da Horizonte
Ao passar do tempo, a frota foi se modernizando e a empresa crescendo a cada dia. O amor pelo transporte foi passando de pai para filho, no qual Francisco Leite investiu em seus dois filhos, Roberto e Robério Leite, para serem seus seguidores.

Final da década de 80, Roberto Leite iniciou a ficar com a gestão da empresa. E sua principal marca de gestão foi renovação da frota, inovação e instalações modernas. Sendo a primeira empresa do estado do Ceará a possuir ônibus com ar-condicionado e ser a primeira empresa com modelo Marcopolo Paradiso.

Na década de 90, Horizonte Transportes adquiriu novas linhas, aumentando mais que o dobro sua operação, sendo a década de grande expansão e solidez no mercado cearense.

De 1997 a 2009, novos mercados foram conquistados, pois iniciou uma nova atividade comercial: o transporte rodoviário de cargas. Durante esse tempo, a Horizonte Cargas ampliou seu espaço de armazenamento, investiu em caminhões tipo Baú e formou uma equipe especializada em transporte de cargas.

Os primeiros 50 anos de história da Horizonte transportes foi atrelada a linhas intermunicipais do estado, atendendo 24 localidades da Região Norte do Ceará, como Ipú, Guaraciaba do Norte, Nossa Russas, Santa Quitéria, Itapipoca, Amontada e Miraíma, transportando diariamente mais de 3.000 passageiros, prestando um serviço público com conforto e qualidade.

Novos Horizontes
A vontade de crescer no segmento de transporte avançou ainda mais no decorrer na história desbravando esse novo segmento: o Fretamento e Turismo. E a partir de 2006 a Empresa Horizonte iniciou a prestação desses novos serviços, em especial, no transporte de funcionários para órgãos públicos.

Em 2009, no ímpar da empresa, comemoramos seu Jubileu de Ouro, mas também foi ano que tivemos que reinventar, recomeçar, mudar nosso rumo no transporte. E novos horizontes surgiram passando de prestadora de serviço público de transporte intermunicipal de passageiros para o segmento de fretamento empresarial, eventual e turístico.

O diferencial Horizonte em transportar encontrou de forma rápida espaço nesse novo mercado, de forma que desde de janeiro de 2011 o principal e único foco é fretamento e o turismo através de ônibus e micro-ônibus de última geração. Hoje, a Empresa Horizonte oferece um serviço diferenciado no transporte de funcionários, no fretamento eventual para instituições, colégios e faculdades e no transporte turísticos para agências de viagens.

A solidez do nome e da marca, a tradição no transporte de passageiros e o excelente serviço prestado fazem com que a Empresa Horizonte esteja no ranking das melhores empresas de Fretamento e Turismo do Estado do Ceará, transportando para grandes instituições públicas estaduais e federais e privadas, bem como para conceituadas agências de turismo local e nacional.

A Horizonte tem uma grande preocupação com sua equipe de trabalho, pois é sabedora que uma empresa de qualidade é constituída por colaboradores de qualidade. É nesse foco que nos empenhamos diariamente para mobilizar e conectar pessoas para melhor servir nossos clientes e passageiros com grandes resultados e satisfação.

A Empresa Horizonte vem sempre conservando o laço familiar que foi implantado desde o início, tanto com funcionários, diretores e passageiros, no qual temos o orgulho de dizer que somos cearenses e formamos uma única família em busca de um mesmo ideal.

Com toda essa trajetória constituída por muitos quilômetros percorridos, o Grupo Horizonte vem conquistando passageiros e clientes de todo lugar, porque viajar com a Horizonte é viajar com segurança e qualidade.

Um comentário:

  1. Amigo a história e linda mas a verdade é que com essa crise financeira poucos sobreviveram....

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados