segunda-feira, 29 de maio de 2017

A curta passagem da Maratur no transporte urbano de Fortaleza

Por Fortalbus
Durante quase uma década de operação, a Maratur Transportes atuou em linhas urbanas em Fortaleza, tendo como sua principal área de atuação algumas tabelas espalhadas em várias linhas, dando um suporte operacional e jurídico para a sua matriz, a Empresa Maraponga Transportes.

A história da Maratur começou na década de 90, como um braço operacional da Maraponga Transportes para atender a demanda do setor de fretamento de veículos, que passa a ser denominado Maratur (Maraponga Turismo). Alguns veículos foram equipados e destinados para atender o crescente mercado de turismo e fretamento, através de veículos urbanos e rodoviários, todos com motorização dianteira.

A Maratur (38) deu um importante passo em 2003, quando ela passou a atuar nas linhas do sistema integrado de transportes, através de uma divisão simbólica para atuar em linhas urbanas concedidas também a Maraponga (26), além de uma linha na qual a Empresa Salete atuava, a 389 - Campus Universitário/Jovita Feitosa. 

A frota da Maratur sempre foi considerada de pequeno porte e bem variada. Neste período ocorreram importantes aquisições de veículos, mas sempre estavam associadas as compras da Maraponga Transportes, em um lote adquirido, sempre era destinadas algumas unidades para Maratur.

Em 2012, a Maratur e outras empresas de ônibus deixaram de atuar no transporte coletivo, por conta do resultado da licitação de transporte urbano de Fortaleza. Nessa ocasião, apenas 14 das 22 operadoras de ônibus teve êxito para prosseguir atuando nas linhas urbanas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados