quinta-feira, 18 de maio de 2017

Conheça como funciona o transporte coletivo urbano de Sobral

Por Fortalbus
A cidade de Sobral assim como as grandes cidades do interior brasileiro necessita urgentemente de um sistema de transporte coletivo que possibilite o deslocamento a qualquer ponto da cidade, pagando uma tarifa fixa. Com uma população estimada em 203 mil habitantes, a cidade de Sobral tem transporte coletivo praticamente inexistente, é um problema que vem gerando enormes prejuízos para a população.

A Lei que instituiu o sistema de transporte coletivo de Sobral foi aprovada e sancionada em 2014, mas até agora nada saiu do papel. Segundo o plano apresentado, o Sistema de Transporte urbano de Passageiros em Sobral faria a integração entre o Metrô (VLT), ônibus e midi-ônibus, com sincronização de horários, permitindo que os passageiros pagassem apenas uma passagem, oferecendo uma cobertura de 95% da cidade.

Mais atualmente a realidade do transporte coletivo é outra, o sistema continua sendo constituído por uma frota de ônibus e vans privadas, distribuídas em apenas  quatro linhas, sendo duas de ônibus e duas com transporte alternativo (vans e topiques), todas com destino ao centro, e frota de 5 ônibus e 10 vans. 

A Empresa Nossa Senhora de Fátima é responsável pela operação das linhas de ônibus 104 e 105. A linha 104, é operada por 03 veículos, trafegando pelos bairros do Centro, Cohab I, Cohab II e Sinhá Sabóia (Conjunto Santo Antônio), percorre a Av. Mons. Aluísio Pinto até o bairro Dom Expedito. Já a linha 105, tem como origem o Centro, passando pelos bairros de Alto da Brasília, Expectativa e Vila Recanto II, sendo operada por 02 ônibus.

Já o transporte alternativo é formado pelas linhas 202 e 207, com um itinerário que trafega pelos bairros Centro, Campo dos Velhos, Junco, Vila União, Cidade Dr. José Euclides, Cohab III, Conj. Caiçara, Alto da Brasília, Expectativa, Parque Silvana e Coração de Jesus. As duas linhas são operadas por 10 vans. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados