quinta-feira, 18 de maio de 2017

Os últimos veículos adquiridos pela Empresa São José de Ribamar

Por Fortalbus
Grandes empresas de ônibus já passaram pelo transporte coletivo urbano de Fortaleza, dentre as que já não operam mais, uma se destacava pelo cuidado impecável com a frota, zelo e a manutenção dos veículos. Fundada em 1967, a Empresa São José de Ribamar deixou saudade entre os passageiros que utilizavam diariamente os seus serviços. 

Pioneira em tecnologias para o transporte de Fortaleza, a São José de Ribamar, foi a primeira a utilizar veículos equipados com o Anjo da guarda, aparelho que evitava que o veículo trafegasse com as portas abertas, além do Tacomax, que controlava a aceleração desnecessária, evitando assim um desgaste maior do motor, ajudando ao motorista conduzir o veículo de forma segura e econômica.

Seus veículos também eram equipados com alarme ao acionamento da marcha a ré, além da primeira a utilizar em seus veículos o itinerário eletrônico. Foi a primeira também a utilizar nas operações do SIT, ônibus padrão equipado com ar condicionado em meados do ano de 2000. 

A preocupação com o passageiro era tanta, que ela tornou-se conhecida pelos bons serviços prestados à população. Exemplo para as demais empresas do transporte, a São José do Ribamar será lembrada por muitos anos, mesmo sem estar em operação no sistema integrado de Fortaleza. 

Sua frota se destacou durante 11 anos, pela preferência em adquirir veículos do modelo Marcopolo Viale, sendo a empresa que mais adquiriu unidades com esse modelo de carroceria, sempre com chassis Mercedes-Benz. Neste período foram mais de 30 veículos que praticamente padronizou a imagem da sua frota de ônibus urbano.

Em 2012, a Empresa São José de Ribamar fez sua última aquisição, foram dois veículos Viale de prefixos 10255 e 10256, ambos com chassi Mercedes-Benz OF-1722. Os veículos operaram na linha 650 - Messejana/Centro/BR Nova, mais infelizmente essa operação durou pouco tempo, pois naquele momento ocorria a finalização do processo licitatório realizado pela Prefeitura de Fortaleza.

A Empresa São José de Ribamar perdeu a concessão que a autorizava a realizar transporte urbano no município de Fortaleza, já que a mesma não chegou a concorrer a licitação do transporte coletivo. A saída da São José de Ribamar causou um impacto muito grande para os usuários que estavam habituado a andar em seus impecáveis ônibus limpos e zelosos, distribuídos em 17 linhas.

Se estivesse em atividade, a Empresa São José de Ribamar estaria completando 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados