terça-feira, 6 de junho de 2017

As operações da Empresa de ônibus Nossa Senhora da Penha na região Nordeste

Por Fortalbus
Nos últimos dias, quem acompanha o mercado rodoviário ficou angustiado com a possibilidade da Empresa de ônibus Nossa Senhora da Penha encerrar suas operações na região Nordeste. Talvez para quem desconheça, grande parte das operações da Penha se concentra na região sul e sudeste, onde a empresa opera em linhas com grande percentuais de ocupações e em alguns trechos bastantes concorridos.

A Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha chegou na região Nordeste no final dos anos 70, ainda na gestão do Grupo Itapemirim. Durantes muitos anos as suas operações era sempre associada a Viação Itapemirim, mas com o tempo a empresa criou sua identidade com a região.

Sua atuação no Ceará iniciou em 1982, quando começava suas operações na capital cearense, inicialmente nas linhas Fortaleza x Rio e Fortaleza x São Paulo, através do ônibus personalizado Superbus, carroceria desenvolvida pela Tecnobus especialmente para o Grupo Itapemirim.

O SuperBus era um veículo Tecnobus, montado com Plataforma Mercedes-Benz O-364 e motor O-355 de 6 cilindros, o Superbus I foi concebido a partir da experiência do operador no início da década 1980. Suas janelas eram adaptadas do Monobloco O-355, assim como outras partes do veículo. Mais tarde, a Penha passou a ligar Fortaleza a outras regiões do País, como Pelotas, no Rio Grande do Sul e Salvador, bem como as linhas que partem de Sobral para São Paulo via Rio de Janeiro.

Em 2007, Grupo Áurea que pertence à família Constantino, controladora a companhia aérea Gol, anunciava a incorporação da Penha por R$ 120 milhões. Desde então a Penha começou a caminhar sozinha, deixando toda a estrutura operacional do Grupo Itapemirim na região Nordeste, fazendo com que a empresa tivesse um custo extra para manter suas operações na região. Na região Sul, parte das operações da Penha foram transferidas para outras empresas do Grupo Áurea.

Hoje as operações da Empresa de ônibus Nossa Senhora da Penha na região Nordeste representa menos de 40% do fluxo de passageiros transportados pela empresa. Mesmo assim, a empresa ocupa uma situação estratégica na região, principalmente porque suas possibilitem a realização de várias conexões. Hoje em plena atuação com partidas diárias e semanais, a N. Sra. Penha opera as seguintes linhas, atendendo dezenas de cidades nordestinas.

Fortaleza x Salvador
Fortaleza x Pelotas via Curitiba e Porto Alegre
Fortaleza x Santos via São Paulo
Sobral x São Paulo via Fortaleza
Sobral x Rio de Janeiro via Fortaleza
Campina Grande x São Paulo via Rio de Janeiro
Recife x Salvador via Feira de Santana

3 comentários:

  1. Não vai me dizer agora quem vai tomar de conta né;deixa eu adivinhar é bem aquela poderosa que já tomou de conta do ceará!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretíssimo empresa mãe do Jacob batata conhecido no Rio de Janeiro como o rei do onibus monopólio total até para arrumar emprego de chofer tá ficando coisa rara pois saiu de uma empresa difícil entrar em outra pois a maioria é dele

      Excluir
  2. Menos uma empresa em nossa região.
    Menos emprego.
    Monopólio total, falta de concorrência de preços Justos.
    Mais e assim mesmo, parabéns a Guanabara.
    Nada contra.
    Tem que crescer mesmo.
    Sucesso.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados