sexta-feira, 2 de junho de 2017

As últimas unidades do modelo Marcopolo Torino LN no urbano de Fortaleza

Por Fortalbus
Poucos veículos comerciais produzidos pela indústria de ônibus brasileira fez tanto sucesso, e atingiram grande volume de produção, como o Marcopolo Torino. Desde a concepção da primeira geração do Torino, em 1983, a Marcopolo sempre teve como objetivo projetar um veículo urbano robusto e que aliasse visual moderno e atraente, com segurança, conforto e extrema confiabilidade. 

Lançado em 1989 o Torino LN recebeu um novo desenho da janela do motorista e novos faróis na frente e na traseira, além do vidro do itinerário maior, o modelo também ganhou novo sistema de abertura das portas. Seu lançamento veio para fortalecer a marca no mercado de extrema concorrência, com os lançamentos do Caio Vitória, Thamco Scorpion e Nielson Urbanus.

Em Fortaleza, o sucesso de vendas atendeu as expectativas, tendo suas unidades presentes na frota da maioria das empresas de ônibus. Com a implantação do SIT - Sistema Integrado de Transporte, as novas aquisições traziam veículos com a terceira portas e vários modelos de chassis.

Com o passar dos anos, o sistema que estimulava o uso de ônibus com motor traseiro e central foi sendo penalizado por altos custos na manutenção e na redução da participação da prefeitura na administração da câmara de compensação.  

Com isso os veículos foram desativados e aos poucos vendidos, ficando apenas em operação, o potente e acessível veículo de motor dianteiro. As ultimas unidades deste Torino em Fortaleza, operou nas empresas Expresso Timbira, Empresa Transpessoa e Empresa São José de Ribamar. 

Timbira
O ultimo Torino LN da Expresso Timbira em operação foi o 03412 no chassi Mercedes-Benz OF-1620, carro que operou durante muito tempo na linha Pio Saraiva, esse veículo fez parte da renovação adquiridos em 1994, para dar reforço na linha Conj. Ceará/Aldeota.

São José de Ribamar
Com várias unidades em sua frota, a Empresa São José de Ribamar era cliente cativo pelos modelos Marcopolo, em suas várias versões, e no chassi Mercedes-Benz OF-1618. Conhecida por seu zelo na manutenção dos veículos, os veículos Torino LN operou nas linhas de acesso ao Terminal Rodoviário de Fortaleza. Após sua desativação algumas unidades se encontravam na garagem no Vila União e numa pequena garagem situada na Rua Barão de Aratanha. Com passar do tempo esses veículos foram sendo utilizados pelo fretamento e turismo da São José de Ribamar, através da MRW.

Transpessoa
Na Empresa Transpessoa a carroceria fez sucesso na versão de duas portas para operar nas linhas Bairro/Centro, na versão com três portas o veículo 13303 no chassi Ford B-1618 operou na linha Quintino Cunha. Em 2001, o ônibus recebeu a pintura padrão atualizado do SIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados