terça-feira, 6 de junho de 2017

Bilhete Único Fortaleza chega ao quarto ano com 1 milhão de usuários

Prestes a completar quatro anos de existência em junho, o Bilhete Único de Fortaleza, atual modelo de integração utilizado no transporte coletivo da Capital, atingiu a marca de 1.044.842 usuários ativos em 2017. Em 2013, quando foi implementado o serviço, eram 768 mil adeptos. O aumento, comparando os dois períodos, é de 36%. Com o bilhete, é possível pegar quantos ônibus quiser, em uma duração de duas horas, em qualquer sentido, pagando apenas uma passagem ou meia passagem, no caso dos estudantes.

Através do Bilhete Único, o passageiro fica livre para fazer o embarque e desembarque na parada que desejar, sem ter a obrigatoriedade de passar por um Terminal. Essa vantagem reduz o tempo de viagem, uma vez que o cidadão poder fazer a integração em cerca de 5 mil pontos espalhados na cidade.

Segundo o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a ideia do serviço de integração de veículos ocorreu na gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães. "A história do transporte de Fortaleza tem dois momentos. O primeiro foi a integração física feita por Juraci com os terminais de ônibus, em que o passageiro pode pegar um ônibus e se interligar a outros. A segunda foi agora, com o deslocamento entre veículos por meio de uma passagem em qualquer parada", ressalta.

Inicialmente, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) começou a integrar linhas de ônibus e vans, inclusive o mesmo cartão no sistema Bicicletar, dando gratuidade no uso das bikes. Conforme o chefe do Executivo municipal, a Prefeitura vai integrar o cartão a outros modais do Governo do Estado do Ceará. "Os próximos passos são a integração com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o sistema de bilhetagem do Metrô de Fortaleza (Metrofor) na linha Sul, quando funcionar no próximo ano", afirma o prefeito.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados