terça-feira, 27 de junho de 2017

Conheça a empresa de ônibus mais antiga do Brasil

Por Fortalbus
O Brasil é destaque mundial por conta do mercado de ônibus, tanto no número de passageiros transportados, tecnologias embarcadas e pela fabricação e encaroçamento de ônibus. Na história do transporte de passageiros por ônibus, se destaca Carris Porto-Alegrense com 145 anos de operações, sendo a empresa de ônibus mais antiga em plena atividade. A Carris completou 145 anos no último dia 19 de junho, sem dúvida com uma trajetória linda para relembrar.

Criada em 1872, nossa empresa atravessou todo o século XX, um período marcado por grandes transformações tecnológicas e sociais. O transporte urbano, segmento que se insere no cotidiano das pessoas, acompanhou estas mudanças alterando suas tecnologias e buscando adaptar-se a um público que tem cada vez mais pressa. 

Se no início da Carris, lá no século XIX, era aceitável que os bondes puxados por burros levassem horas, hoje a mesma distância pode ser feita em apenas alguns minutos, com a meta de se locomover por distâncias cada vez maiores e em um tempo cada vez menor. Em 1908 a companhia inaugurou o serviço de bondes elétricos, que foi desativado somente em 1970. 

Em 1928, a Carris passou também a oferecer o transporte por ônibus para as localidades onde as linhas de bonde não chegavam. Buscando dar conta desta nova realidade, a Carris também se transformou, se adaptando as necessidades trazidas pelo passar do tempo.
   
Assim como as transformações, as permanências também fazem parte de uma história de 145 anos. O amarelo da Carris, por exemplo, manteve-se sempre presente na identidade visual dos veículos da empresa. A cor que é uma referência para a Cia. Carris Porto-Alegrense também é um dos símbolos da Cia. Carris de Ferros de Lisboa. As duas empresas foram criadas em 1872 através de decretos assinados por D. Pedro II, na época Imperador do Brasil. 

A Carris é uma empresa de ônibus pública com o controle acionário nas mãos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que detém mais de 99% das ações. Atualmente, a Carris detém 24 linhas. Destas, 17 são transversais, 4 são circulares e 3 são radiais. 

Da frota de 358 veículos, 58 são articulados. Do total de coletivos, 65% têm acessibilidade, 58% são dotados de ar condicionado e 74% têm câmbio automático e motor traseiro. Em dias úteis, os veículos da Carris conduzem aproximadamente 240 mil pessoas, percorrendo um total de 63 mil km em quase 4 mil viagens diárias. 

Um comentário:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados