sexta-feira, 16 de junho de 2017

Embarque numa viagem de cores da Empresa Redenção

Por Fortalbus
Fundada em 1936 por José Guilherme da Costa, a Empresa Redenção é uma das mais antigas empresas de transporte em atividade no estado. Pioneira no ramo de transportes coletivos, a Redenção é sem dúvida parte da história cearense, testemunha de quem participou da evolução dos transportes no estado.

Desde então a empresa passou por uma serie de evoluções, adotando ao longo do tempo diversos layouts para o seus veículos. A primeira trazia faixas horizontais com as cores azul e laranja, tendo seu nome centralizado sobreposto a ela, essa pintura traz consigo uma particularidade, o veiculo da foto foi o único da empresa que ostentou a pintura original ate a sua desativação.

Logo após, a identidade visual da empresa passou por uma espécie de atualização, trazendo consigo uma nova tipografia, desenhos circulares,sem deixar de lado as faixas horizontais, com as tradicionais cores da empresa, pintura batizada de ‘’Via Express 2000’’, surgiu através da aquisição de dois veículos denominados ‘’Double Deckers’’, marcando uma nova fase da empresa, pois de agora em diante, todos os ônibus passariam a ser adquiridos com ar condicionado.

Além da inédita aquisição, os veículos trouxeram uma atualização da identidade visual da Empresa Redenção, com uma nova tipografia e desenhos circulares mantendo as cores tradicionais da Empresa. Com os prefixos 286 e 287, os veículos tinham as mesmas configurações, carroceria Marcopolo Paradiso GV1800DD com chassi Mercedes-Benz O-400RSD. A capacidade era para 48 passageiros nas poltronas e 12 no salão de jogos localizado na parte inferior.

Em 2005 surge uma nova identidade, deixando de lado as faixas horizontais, trazendo consigo a predominância da cor laranja na maior parte da carroceria em combinação com cinza e azul, perfeita sincronia de cores, transmitindo modernidade e impressionando todos por onde passava.

Apesar da moderna pintura, a empresa desenvolve um novo layout para os seus ônibus, dessa vez algo mais simples, agora com a predominância do cinza em toda a carroceria, com uma grafia personalizada para o nome da empresa.

Atualmente conta com uma das frotas mais novas da cidade, todos os seus veículos são equipados com ar condicionado e vários itens de conforto, sendo aplicáveis também ao fretamento de curta ou longa distância.

Atendendo ao crescimento da demanda, a Redenção renovou neste ano, sua frota com um Marcopolo Paradiso 1200, com o chassi O-500RSD, de prefixo 039, ilustrando uma mudança no layout, agora o cinza composta em toda a carroceria, incluindo traços, remetendo para ondas.

Ao longo de 81 anos de existência, a Redenção escreveu uma importante página na história do transporte coletivo de passageiros no Ceará, desbravando o sertão cearense e colaborando com o desenvolvimento de muitos municípios, lembrada com muito carinho com aqueles que outrora cruzou as estradas cearenses a bordo de um Redenção, e que ainda hoje continua prestando bons serviços aos seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados